13 problemas de vendedores ao telefone – e algumas soluções
Raúl Candeloro
Imagine a seguinte cena: você está se preparando para ligar para um prospect, fazendo o follow up pela terceira vez. Do outro lado da linha, seu prospect não está fazendo nada. Com a mão em cima do telefone, ele espera ansiosamente que você ligue e tente fechar a venda. Bom demais para ser verdade, não é? Pois é mesmo.
Aqui está a realidade: alguns de seus prospects estão no meio de alguma coisa entre as dezenas ou centenas que tem que fazer hoje, e vão fazer tudo que puderem para evitá-lo ao máximo. De fato, se esses prospects fizessem uma lista das ‘10 Pessoas com as quais eu mais desejo não falar’, você provavelmente estaria entre o fiscal da Receita Federal e o advogado da sua ex-mulher (ou marido).
Não entender a situação da outra pessoa é uma das falhas mais críticas em vendas. Mas é apenas um dos tantos erros que são cometidos por vendedores amadores ao telefone. Aqui vão mais 13 erros e abusos coletados por Jeffrey Gitomer, da Business Marketing Services, cometidos por maus vendedores (e que a concorrência agradece):
1. Falar demais: Existe uma linha divisória muito tênue entre tentar estabelecer um relacionamento e ser chato. Existe uma linha mais delicada ainda entre fazer o follow up e fechar a venda. Estabeleça prioridades para suas chamadas, e cronometre-as. Fique em pé quando estiver falando – isso vai dar-lhe um senso maior de urgência. Use seu bom senso.
2. Não chegar ao ponto rapidamente: Tenha a coragem de ir direto ao assunto rapidamente, sem tentar esconder-se atrás de um monte de frases insinceras ou perguntas desnecessárias. Coloque primeiro seus objetivos na mesa. Isso deixa a pessoa do outro lado mais solta, criando para você as condições necessárias para juntar mais informações (inclusive pessoais) com o próprio desenrolar normal da conversa.
3. Falar mal dos outros: Este é uma das piores facetas que você pode oferecer aos prospects e clientes sobre você, como profissional, e a maneira pela qual faz negócios. Não diga nada sobre outras pessoas que você não diria na frente delas. Se você não tem nada de bom a dizer... não tem nada a dizer.
4. Fazer telefonemas pessoais: É muito tentador, principalmente para ‘dar uma relaxada’, mas geralmente arruina seu foco e concentração. Não é à toa que o horário comercial tem esse nome – na hora de vender, venda. Não faça nem receba telefonemas pessoais a não ser que seja urgente.
5. Fazer ligações não produtivas: Tempo é dinheiro. E se você é comissionado – seu dinheiro! O tempo que você investe ao telefone deve ser usado sabiamente. Faça uma lista de chamadas, e tenha sempre uma visão bem clara e objetiva das suas prioridades.
6. Estar despreparado para responder perguntas: Um pouco de estudo e planejamento muitas vezes é a diferença entre ‘vender’ e ‘não vender’. Tenha sempre à mão uma lista das informações necessárias, bem como todo material que possa vira a ser utilizado durante a chamada.
7. Fazer poucas ligações: Desculpas como ‘não tive tempo’ não vão fazer você bater sua cota. Separe um período fixo todos os dias somente para fazer as chamadas – e faça-as!
8. Não alcançar os resultados desejados num número desproporcional das chamadas: Pode ser que você não tenha os conhecimentos necessários sobre o que está sendo vendido, ou mesmo as técnicas de venda corretas (mesmo que ache que tenha). Faça uma lista das objeções mais comuns de quem rejeita suas propostas, e crie scripts que ataquem essas objeções antes que elas apareçam, incorporando-as tanto ao seu treinamento quanto à prática.
9. Não comunicar-se claramente: Isto é um desastre para vendedores. Repita sempre informações importantes, confirmando o que foi escrito. Se tiver que agendar um novo contato, marque a data certa, de preferência marcando a hora também.
10. Não começar o dia com objetivos específicos: Se você precisa de 10 telefonemas para agendar uma visita, ou 20 follow ups para fechar uma venda, esses números são os balizadores do seu sucesso. Se você tem que fazer 30 telefonemas para fechar uma venda, faça as 30 ligações. Ponha o número necessário de contatos na parede à sua frente, perto da foto daquele carro novo que você está querendo comprar.
11. Você não estuda o suficiente para aproveitar e controlar ao máximo o poder do telefone: Desenvolva um plano pessoal de desenvolvimento, identificando o que considera seus pontos fracos. Treine-se, ou estude, pelo menos 30 minutos por dia em algum aspecto do seu produto/serviço, ou em técnicas de venda.
12. Culpar os outros pelo seu insucesso ao telefone: ‘Ele não retornou minha ligação’ ou ‘ele não me atendeu’ lideram disparado o ranking das desculpas mais comuns. Tenho certeza que você mesmo deve ter algumas preferidas. É preciso acordar para o fato que tanto seu sucesso quanto seu fracasso estão totalmente sob a sua responsabilidade.
13. Não estar feliz ao telefone: Ninguém (principalmente clientes) quer ouvir ou sentir os seus problemas pelo telefone. Faça-os sentirem-se bem. Faça-os rir. Rodeie sua estação de trabalho com palavras e pôsteres de incentivo e inspiração. Se ganhar algum prêmio, coloque-o em local visível. Cole fotos de quem você ama, ou desenhos dos seus filhos. Encha seu local de trabalho com coisas que o fazem sorrir por dentro – e pendure um espelho na sua frente, para garantir o seu sorriso por fora.
Raúl Candeloro
Imagine a seguinte cena: você está se preparando para ligar para um prospect, fazendo o follow up pela terceira vez. Do outro lado da linha, seu prospect não está fazendo nada. Com a mão em cima do telefone, ele espera ansiosamente que você ligue e tente fechar a venda. Bom demais para ser verdade, não é? Pois é mesmo.
Aqui está a realidade: alguns de seus prospects estão no meio de alguma coisa entre as dezenas ou centenas que tem que fazer hoje, e vão fazer tudo que puderem para evitá-lo ao máximo. De fato, se esses prospects fizessem uma lista das ‘10 Pessoas com as quais eu mais desejo não falar’, você provavelmente estaria entre o fiscal da Receita Federal e o advogado da sua ex-mulher (ou marido).
Não entender a situação da outra pessoa é uma das falhas mais críticas em vendas. Mas é apenas um dos tantos erros que são cometidos por vendedores amadores ao telefone. Aqui vão mais 13 erros e abusos coletados por Jeffrey Gitomer, da Business Marketing Services, cometidos por maus vendedores (e que a concorrência agradece):
1. Falar demais: Existe uma linha divisória muito tênue entre tentar estabelecer um relacionamento e ser chato. Existe uma linha mais delicada ainda entre fazer o follow up e fechar a venda. Estabeleça prioridades para suas chamadas, e cronometre-as. Fique em pé quando estiver falando – isso vai dar-lhe um senso maior de urgência. Use seu bom senso.
2. Não chegar ao ponto rapidamente: Tenha a coragem de ir direto ao assunto rapidamente, sem tentar esconder-se atrás de um monte de frases insinceras ou perguntas desnecessárias. Coloque primeiro seus objetivos na mesa. Isso deixa a pessoa do outro lado mais solta, criando para você as condições necessárias para juntar mais informações (inclusive pessoais) com o próprio desenrolar normal da conversa.
3. Falar mal dos outros: Este é uma das piores facetas que você pode oferecer aos prospects e clientes sobre você, como profissional, e a maneira pela qual faz negócios. Não diga nada sobre outras pessoas que você não diria na frente delas. Se você não tem nada de bom a dizer... não tem nada a dizer.
4. Fazer telefonemas pessoais: É muito tentador, principalmente para ‘dar uma relaxada’, mas geralmente arruina seu foco e concentração. Não é à toa que o horário comercial tem esse nome – na hora de vender, venda. Não faça nem receba telefonemas pessoais a não ser que seja urgente.
5. Fazer ligações não produtivas: Tempo é dinheiro. E se você é comissionado – seu dinheiro! O tempo que você investe ao telefone deve ser usado sabiamente. Faça uma lista de chamadas, e tenha sempre uma visão bem clara e objetiva das suas prioridades.
6. Estar despreparado para responder perguntas: Um pouco de estudo e planejamento muitas vezes é a diferença entre ‘vender’ e ‘não vender’. Tenha sempre à mão uma lista das informações necessárias, bem como todo material que possa vira a ser utilizado durante a chamada.
7. Fazer poucas ligações: Desculpas como ‘não tive tempo’ não vão fazer você bater sua cota. Separe um período fixo todos os dias somente para fazer as chamadas – e faça-as!
8. Não alcançar os resultados desejados num número desproporcional das chamadas: Pode ser que você não tenha os conhecimentos necessários sobre o que está sendo vendido, ou mesmo as técnicas de venda corretas (mesmo que ache que tenha). Faça uma lista das objeções mais comuns de quem rejeita suas propostas, e crie scripts que ataquem essas objeções antes que elas apareçam, incorporando-as tanto ao seu treinamento quanto à prática.
9. Não comunicar-se claramente: Isto é um desastre para vendedores. Repita sempre informações importantes, confirmando o que foi escrito. Se tiver que agendar um novo contato, marque a data certa, de preferência marcando a hora também.
10. Não começar o dia com objetivos específicos: Se você precisa de 10 telefonemas para agendar uma visita, ou 20 follow ups para fechar uma venda, esses números são os balizadores do seu sucesso. Se você tem que fazer 30 telefonemas para fechar uma venda, faça as 30 ligações. Ponha o número necessário de contatos na parede à sua frente, perto da foto daquele carro novo que você está querendo comprar.
11. Você não estuda o suficiente para aproveitar e controlar ao máximo o poder do telefone: Desenvolva um plano pessoal de desenvolvimento, identificando o que considera seus pontos fracos. Treine-se, ou estude, pelo menos 30 minutos por dia em algum aspecto do seu produto/serviço, ou em técnicas de venda.
12. Culpar os outros pelo seu insucesso ao telefone: ‘Ele não retornou minha ligação’ ou ‘ele não me atendeu’ lideram disparado o ranking das desculpas mais comuns. Tenho certeza que você mesmo deve ter algumas preferidas. É preciso acordar para o fato que tanto seu sucesso quanto seu fracasso estão totalmente sob a sua responsabilidade.
13. Não estar feliz ao telefone: Ninguém (principalmente clientes) quer ouvir ou sentir os seus problemas pelo telefone. Faça-os sentirem-se bem. Faça-os rir. Rodeie sua estação de trabalho com palavras e pôsteres de incentivo e inspiração. Se ganhar algum prêmio, coloque-o em local visível. Cole fotos de quem você ama, ou desenhos dos seus filhos. Encha seu local de trabalho com coisas que o fazem sorrir por dentro – e pendure um espelho na sua frente, para garantir o seu sorriso por fora.
Tem Coisas Que Só Uma Mãe Pode Ensinar!
Minha mãe me ensinou a VALORIZAR UM SORRISO .
‘ME RESPONDE DE NOVO E EU TE ARREBENTO OS DENTES!’
Minha mãe me ensinou a RETIDÃO .
‘EU TE CONSERTO NEM QUE SEJA NA PANCADA!’
Minha mãe me ensinou a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS .
‘SE VOCÊ QUER SE MATAR, VÁ PRA FORA. ACABEI DE LIMPAR A CASA!’
Minha mãe me ensinou LÓGICA E HIERARQUIA.
‘PORQUE EU DISSE QUE É ASSIM E PONTO FINAL! QUEM É QUE MANDA AQUI?’
Minha mãe me ensinou o que é MOTIVAÇÃO .
‘CONTINUA CHORANDO, QUE EU VOU DAR UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA VOCÊ CHORAR!’
Ela me ensinou a CONTRADIÇÃO .
‘FECHA A BOCA E COME!’
Minha mãe me ensinou sobre ANTECIPAÇÃO .
‘ESPERA SÓ ATÉ SEU PAI CHEGAR EM CASA!’
Minha mãe me ensinou sobre PACIÊNCIA.
‘CALMA! QUANDO CHEGARMOS EM CASA VOCÊ VAI VER SÓ…’
Minha mãe me ensinou a ENFRENTAR OS DESAFIOS .
‘OLHE PARA MIM! E ME RESPONDA QUANDO EU TE FIZER UMA PERGUNTA!’
Minha mãe me ensinou sobre RACIOCÍNIO LÓGICO .
‘SE VOCÊ CAIR DAÍ DESSA ÁRVORE VAI QUEBRAR O PESCOÇO E EU VOU TE DAR UMA SURRA!’
Minha mãe me ensinou MEDICINA .
‘PÁRA DE FICAR VESGO! PODE BATER UM VENTO E VOCÊ VAI FICAR ASSIM PRA SEMPRE.’
Minha mãe me ensinou sobre o REINO ANIMAL .
‘SE VOCÊ NÃO COMER ESSAS VERDURAS, OS BICHOS DA SUA BARRIGA VÃO COMER VOCÊ!’
Minha mãe me ensinou sobre GENÉTICA .
‘VOCÊ É IGUALZINHO AO LOUCO DO SEU PAI!’
Minha mãe me ensinou sobre MINHAS RAÍZES.
‘TÁ PENSANDO QUE NASCEU EM FAMÍLIA RICA , É?’
Minha mãe me ensinou sobre a SABEDORIA DE IDADE .
‘QUANDO VOCÊ TIVER A MINHA IDADE, VOCÊ VAI ENTENDER.’
Minha mãe me ensinou sobre JUSTIÇA.
‘UM DIA VOCÊ VAI TER SEUS FILHOS, E EU ESPERO QUE ELES FAÇAM PRA VOCÊ O MESMO QUE VOCÊ FAZ PRA MIM! AÍ VOCÊ VAI VER O QUE É BOM!’
Minha mãe me ensinou RELIGIÃO .
‘MELHOR REZAR PARA ESSA MANCHA SAIR DO TAPETE!’
Minha mãe me ensinou o BEIJO DE ESQUIMÓ .
‘SE RABISCAR DE NOVO, EU ESFREGO SEU NARIZ NA PAREDE!’
Minha mãe me ensinou CONTORCIONISMO.
‘OLHA SÓ ESSA SUA ORELHA! QUE NOJO!’
Minha mãe me ensinou DETERMINAÇÃO.
‘VAI FICAR AÍ ATÉ COMER TODA A COMIDA.’
Minha mãe me ensinou habilidades, como VENTRILOQUIA.
‘NÃO RESMUNGUE! CALA ESSA BOCA E ME DIGA POR QUE É QUE VOCÊ FEZ ISSO.’
Minha mãe me ensinou OBJETIVIDADE .
‘EU TE AJEITO NUMA PANCADA SÓ!’
Minha mãe me ensinou a ESCUTAR .
‘SE VOCÊ NÃO ABAIXAR O VOLUME, EU VOU AÍ E QUEBRO ESSE RÁDIO!’
Minha mãe me ensinou a TER GOSTO PELOS ESTUDOS .
‘SE EU FOR AÍ E VOCÊ NÃO TIVER TERMINADO ESSA LIÇÃO, VOCÊ JÁ SABE!…’
Minha mãe me ajudou na COORDENAÇÃO MOTORA.
‘AJUNTA AGORA ESSAS SUAS COISAS!! PEGA UMA POR UMA!!’
Minha mãe me ensinou OS NÚMEROS.
‘VOU CONTAR ATÉ DEZ. SE ESSE LÁPIS NÃO APARECER VOCÊ LEVA UMA SURRA!’