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Mecânica


Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/09/2011
Carro sem motorista anda sozinho em tráfego real
Um escâner a laser rotativo fica instalado do teto do carro, fornecendo medições de até um milhão de pontos de rasteio por segundo em 360º e em 3D.[Imagem: FU-Berlin]
Carro autônomo
Engenheiros da Universidade de Berlim, na Alemanha, completaram um percurso de 80 km com um carro totalmente autônomo.
O teste foi feito nas ruas de Berlim, em trânsito normal, durante um fim de semana, sem nenhum incidente.
O carro é inteiramente dirigido por computadores.
Por questão de segurança, um motorista vai dentro do carro, mas responsável apenas por pisar no "botão de pânico" caso alguma coisa dê errado.
A Europa planeja ter carros sem motoristas nas estradasdo continente até 2020.
Controlado eletronicamente
O carro é uma perua Passat inteiramente modificada para a tecnologia "drive by wire", um termo sem tradução literal que indica que tudo no carro é controlado eletronicamente, "por meio de fios".
A eliminação dos controles mecânicos é crucial para que o carro possa ser dirigido por um computador.
Múltiplos sensores suprem o computador com todas as informações sobre a via, os outros carros e os pedestres.
As informações dos sensores são processadas e o computador envia comandoseletrônicos para o acelerador, freio, direção e luzes de sinalização.
Isto permite que o veículo evite os obstáculos, ajuste sua velocidade, mude de faixa, pare ou acelere, enfim, tudo o que um motorista humano faria.
O carro já havia sido testado exaustivamente em condições controladas, o que permitiu o teste agora realizado em condições reais de tráfego.
Laser 360º e 3D
O carro reconhece sua posição nas ruas por meio de um sistema ultra-preciso de GPS, com precisão na faixa dos centímetros.
Três escâneres a laser na frente e três atrás rastreiam continuamente o entorno do veículo, detectando qualquer obstáculo, sobretudo outros carros e pedestres - o laser opera na faixa do infravermelho, o que torna os feixes invisíveis ao olho humano, não atrapalhando os outros motoristas.
Um terceiro escâner a laser rotativo fica instalado do teto do carro, fornecendo medições adicionais - até um milhão de pontos de rasteio por segundo em 360º e em 3D.
Uma câmera preto e branco detecta as faixas no asfalto e ajusta a posição do carro sempre no centro da faixa.
Duas câmeras coloridas são usadas para identificar as luzes dos semáforos. Durante o percurso, o carro passou por 46 semáforos, sem qualquer falha de interpretação dos sinais.
  • Carro sem motorista viajará 13 mil km pela Rota da Sed
by http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=carro-sem-motorista-autonomo&id=010170110924
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Energia

Bateria de ar-lítio: carros elétricos com autonomia de 800 km

Com informações da New Scientist - 10/01/2012
Bateria de ar-lítio dá autonomia de 800 km a carros elétricos
A bateria de ar-lítio está funcionando em escala de laboratório, e os cientistas prometem um protótipo em escala real para o próximo ano. [Imagem: IBM Almaden]




Ansiedade de motorista
Um dos maiores entraves à popularização dos veículos elétricos é a chamada "ansiedade da autonomia".
Os motoristas parecem morrer de medo de que a carga da bateria não consiga levá-los até seu destino ou trazê-los de volta para casa.
Agora, cientistas da IBM afirmam ter resolvido um problema fundamental que poderá levar à criação de uma bateria capaz de dar a um carro elétrico uma autonomia de 800 quilômetros - o dobro da autonomia da maioria dos carros a gasolina ou etanol.
As melhores bateriasdisponíveis atualmente são do tipo íons de lítio, que são boas para telefones celulares, razoavelmente boas para notebooks, mas insuficientes para veículos elétricos, que não conseguem superar os 200 km de autonomia.
Bateria de ar-lítio
Um novo tipo de bateria, chamada bateria de ar-lítio, é muito mais interessante porque sua densidade teórica de energia é 1.000 vezes maior do que as baterias de íons de lítio, o que a coloca praticamente em condições de igualdade com a gasolina.
Em vez de usar óxidos metálicos no eletrodo positivo, as baterias de ar-lítio usam carbono, que é mais leve e mais barato, e reage com o oxigênio do ar ambiente para produzir uma corrente elétrica.
Mas há um problema: as instabilidades químicas limitam a vida útil das baterias de ar-lítio, que suportam poucos ciclos de carga e descarga - algo impraticável para os veículos elétricos.
Agora, Winfried Wilcke e seus colegas dos laboratórios da IBM descobriram a causa dessa rápida degradação: o oxigênio do ar reage não apenas com o eletrodo de carbono, mas também com o eletrólito, a solução condutora que transporta os íons de lítio entre os eletrodos.
Bateria de ar-lítio dá autonomia de 800 km a carros elétricos
A bateria ar-lítio tem um potencial teórico mais de 1.000 vezes superior às baterias mais modernas. [Imagem: Winfried Wilcke/IBM]
Essa reação indesejada deteriora o eletrólito, danificando a bateria.
Eletrólito promissor
Os pesquisadores usaram então um supercomputador para modelar essas reações químicas, em busca de eletrólitos alternativos, que não fossem danificados pela reação com o oxigênio.
"Nós agora descobrimos um [novo eletrólito] que parece muito promissor," contou Wilcke.
A pesquisa ainda não foi publicada, e os pesquisadores se recusam a dar mais detalhes sobre o novo composto, embora contem que o material funcionou como previsto nos modelos computadorizados "em vários protótipos em escala de laboratório".
Segundo Wilcke, a expectativa é que um protótipo em escala real esteja pronto até 2013.
Mas ainda há um grande desafio antes que as baterias de ar-lítio possam cumprir todas as suas promessas: como lidar com a umidade do ar ambiente, já que o lítio pega fogo espontaneamente quando imerso em água.
by http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bateria-ar-litio&id=010115120110
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07 de janeiro de 2012 • 11h13 • atualizado às 13h13


Versão comemorativa do Nano, da Tata Motors, com detalhes em ouro, prata e pedras preciosas é destaque em Mumbai
Foto: AFP

Para impulsionar as vendas de seu carro de baixíssimo custo Nano, a Tata Motors precisa de muito mais compradores como Vijay Govind Pisal, um agricultor de cana-de-açúcar do Estado de Maharashtra, oeste da Índia.
Incapaz de custear um grande veículo para transportar a colheita e os fertilizantes, e sem poder justificar o pagamento de dois ou três vezes o preço por um automóvel superior dado seu uso limitado, Pisal decidiu adquirir o Nano por causa da eficácia do combustível e da garantia estendida.
"Quando quero visitar meus parentes, tenho que depender do transporte público ou de uma bicicleta. O automóvel me permite viajar com a minha família", disse Pisal, de 36 anos, que comprou seu Nano em outubro.
Apresentado há alguns anos, o "carro do povo" emplacou as manchetes como o mais barato do mundo, oferecendo uma alternativa a milhões de famílias que transportavam quatro ou mais pessoas em veículos de duas rodas na Índia.
Mas o caminho que percorreu a Tata Motors está longe de ser harmonioso e muitos especialistas da indústria dizem que a empresa tem uma longa estrada adiante para aumentar suas vendas e alcançar o objetivo de 250 mil automóveis por ano.
Protestos de agricultores alteraram a produção e os primeiros compradores não receberam seus carros até julho de 2009. Notícias de incêndios espantaram os clientes, os possíveis compradores tiveram dificuldade para obter financiamento e o preço subiu acima do nível inicial de 100 mil rúpias (US$ 1.878).
Fundamentalmente, o carro teve problemas para encontrar um mercado-chave. "Houve divulgação demasiada e tanta atenção que o tipo equivocado de compradores começou a adquirir o Tata Nano a princípio", disse Ashvin Chotai, diretor executivo da consultoria Intelligence Automotive Asia, em Londres. "Ao invés de ser um passo funcional acima de uma moto, ele ficou conhecido como um carro a preço reduzido", acrescentou.
A Tata tomou medidas numerosas para aumentar a demanda, como a estensão da garantia, a intensificação dos esforços de marketing, a variação das opções financeiras e a expansão da distribuição para cidades menores.
Recentemente também foi posto no mercado um modelo 2012 mais potente, com rendimento maior e melhor suspensão e direção.
O que a Tata não fez foi lançar um Nano que funcione com diesel. O combustível na Índia custa 56 por cento mais que o diesel subsidiado. O Nano também enfrenta o aumento da competitividade dos carros usados.
"Inclusive na parte inferior da pirâmide, para o comprador o carro é algo aspiracional, por isso ele não quer que seu automóvel seja chamado de ''o carro mais barato da Índia''", explica Deepesh Rathore, diretor na Índia da ASEAN & Australia Automotive Production Forecasting, da IHS Global Insight.

fonte:http://invertia.terra.com.br/carros-motos/noticias/0,,OI5547542-EI19500,00-Nano+o+carro+mais+barato+do+mundo+luta+para+ganhar+espaco.html
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