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Fantasma elétrico
A montadora de carros de luxoRolls-Royce lançou no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, uma versão elétrica do modelo Phantom. O veículo foi apelidado dePhantom Experimental Electric.
Por enquanto, o veículo não será produzido em larga escala, já que a companhia quer avaliar antes a opinião dos seus clientes.
Em entrevista à BBC, o presidente-executivo da Rolls-Royce, Torsten Muller Otvos, disse que é bastante caro investir em um modelo completamente novo e que nenhuma decisão será tomada até que a empresa não esteja segura sobre como o veículo será recebido no mercado.
Carros elétricos estão se tornando cada vez mais populares.
Mas, no caso de automóveis de grande porte, o mais comum tem sido o uso de umatecnologia híbrida, que combina baterias  elétricas com motores movidos a diesel ou a gasolina.
by http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=carro-eletrico-rolls-royce&id=030175110301
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Mecânica


Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/09/2011
Carro sem motorista anda sozinho em tráfego real
Um escâner a laser rotativo fica instalado do teto do carro, fornecendo medições de até um milhão de pontos de rasteio por segundo em 360º e em 3D.[Imagem: FU-Berlin]
Carro autônomo
Engenheiros da Universidade de Berlim, na Alemanha, completaram um percurso de 80 km com um carro totalmente autônomo.
O teste foi feito nas ruas de Berlim, em trânsito normal, durante um fim de semana, sem nenhum incidente.
O carro é inteiramente dirigido por computadores.
Por questão de segurança, um motorista vai dentro do carro, mas responsável apenas por pisar no "botão de pânico" caso alguma coisa dê errado.
A Europa planeja ter carros sem motoristas nas estradasdo continente até 2020.
Controlado eletronicamente
O carro é uma perua Passat inteiramente modificada para a tecnologia "drive by wire", um termo sem tradução literal que indica que tudo no carro é controlado eletronicamente, "por meio de fios".
A eliminação dos controles mecânicos é crucial para que o carro possa ser dirigido por um computador.
Múltiplos sensores suprem o computador com todas as informações sobre a via, os outros carros e os pedestres.
As informações dos sensores são processadas e o computador envia comandoseletrônicos para o acelerador, freio, direção e luzes de sinalização.
Isto permite que o veículo evite os obstáculos, ajuste sua velocidade, mude de faixa, pare ou acelere, enfim, tudo o que um motorista humano faria.
O carro já havia sido testado exaustivamente em condições controladas, o que permitiu o teste agora realizado em condições reais de tráfego.
Laser 360º e 3D
O carro reconhece sua posição nas ruas por meio de um sistema ultra-preciso de GPS, com precisão na faixa dos centímetros.
Três escâneres a laser na frente e três atrás rastreiam continuamente o entorno do veículo, detectando qualquer obstáculo, sobretudo outros carros e pedestres - o laser opera na faixa do infravermelho, o que torna os feixes invisíveis ao olho humano, não atrapalhando os outros motoristas.
Um terceiro escâner a laser rotativo fica instalado do teto do carro, fornecendo medições adicionais - até um milhão de pontos de rasteio por segundo em 360º e em 3D.
Uma câmera preto e branco detecta as faixas no asfalto e ajusta a posição do carro sempre no centro da faixa.
Duas câmeras coloridas são usadas para identificar as luzes dos semáforos. Durante o percurso, o carro passou por 46 semáforos, sem qualquer falha de interpretação dos sinais.
  • Carro sem motorista viajará 13 mil km pela Rota da Sed
by http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=carro-sem-motorista-autonomo&id=010170110924
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Energia

Bateria de ar-lítio: carros elétricos com autonomia de 800 km

Com informações da New Scientist - 10/01/2012
Bateria de ar-lítio dá autonomia de 800 km a carros elétricos
A bateria de ar-lítio está funcionando em escala de laboratório, e os cientistas prometem um protótipo em escala real para o próximo ano. [Imagem: IBM Almaden]




Ansiedade de motorista
Um dos maiores entraves à popularização dos veículos elétricos é a chamada "ansiedade da autonomia".
Os motoristas parecem morrer de medo de que a carga da bateria não consiga levá-los até seu destino ou trazê-los de volta para casa.
Agora, cientistas da IBM afirmam ter resolvido um problema fundamental que poderá levar à criação de uma bateria capaz de dar a um carro elétrico uma autonomia de 800 quilômetros - o dobro da autonomia da maioria dos carros a gasolina ou etanol.
As melhores bateriasdisponíveis atualmente são do tipo íons de lítio, que são boas para telefones celulares, razoavelmente boas para notebooks, mas insuficientes para veículos elétricos, que não conseguem superar os 200 km de autonomia.
Bateria de ar-lítio
Um novo tipo de bateria, chamada bateria de ar-lítio, é muito mais interessante porque sua densidade teórica de energia é 1.000 vezes maior do que as baterias de íons de lítio, o que a coloca praticamente em condições de igualdade com a gasolina.
Em vez de usar óxidos metálicos no eletrodo positivo, as baterias de ar-lítio usam carbono, que é mais leve e mais barato, e reage com o oxigênio do ar ambiente para produzir uma corrente elétrica.
Mas há um problema: as instabilidades químicas limitam a vida útil das baterias de ar-lítio, que suportam poucos ciclos de carga e descarga - algo impraticável para os veículos elétricos.
Agora, Winfried Wilcke e seus colegas dos laboratórios da IBM descobriram a causa dessa rápida degradação: o oxigênio do ar reage não apenas com o eletrodo de carbono, mas também com o eletrólito, a solução condutora que transporta os íons de lítio entre os eletrodos.
Bateria de ar-lítio dá autonomia de 800 km a carros elétricos
A bateria ar-lítio tem um potencial teórico mais de 1.000 vezes superior às baterias mais modernas. [Imagem: Winfried Wilcke/IBM]
Essa reação indesejada deteriora o eletrólito, danificando a bateria.
Eletrólito promissor
Os pesquisadores usaram então um supercomputador para modelar essas reações químicas, em busca de eletrólitos alternativos, que não fossem danificados pela reação com o oxigênio.
"Nós agora descobrimos um [novo eletrólito] que parece muito promissor," contou Wilcke.
A pesquisa ainda não foi publicada, e os pesquisadores se recusam a dar mais detalhes sobre o novo composto, embora contem que o material funcionou como previsto nos modelos computadorizados "em vários protótipos em escala de laboratório".
Segundo Wilcke, a expectativa é que um protótipo em escala real esteja pronto até 2013.
Mas ainda há um grande desafio antes que as baterias de ar-lítio possam cumprir todas as suas promessas: como lidar com a umidade do ar ambiente, já que o lítio pega fogo espontaneamente quando imerso em água.
by http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bateria-ar-litio&id=010115120110
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Meu nome é Ebes Almeida.Trabalho desde 1987 no ramo automotivo . Tenho uma equipe de vendas capacitada e comprometida com resultados.
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