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Mecânica

Motor híbrido hidrogênio-gasolina consome 20% menos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/01/2012
Motor híbrido hidrogênio-gasolina consome 20% menos
Raúl Novillas e Roger Casas, que construíram o motor híbrido gasolina/hidrogênio na garagem da casa de Roger.[Imagem: UPC]
Hidrox
Dois estudantes espanhóis criaram um motor híbrido a hidrogênio que consome 20% menos combustível do que um motor comum a gasolina.
O motor, de 1,4 litro de cilindrada, recebeu um aparato de geração e combustão de hidrogênio.
O gás é produzido submetendo água a um processo eletrolítico, gerando um gás que é uma mistura de hidrogênio e oxigênio.
O gás é injetado no motor, juntamente com a gasolina - foi utilizado um motor convencional.
O hidrogênio faz com que a explosão da gasolina seja mais forte, enquanto a presença do oxigênio puro amplia a combustão, tudo se juntando para aproveitar melhor o combustível.
Tentativa e erro
Ainda que o motor a hidrogênio já tenha sido inventado, Raúl Novillas e Roger Casas, da Universidade Politécnica da Catalunha, introduziram uma série de modificações no motor comum a gasolina para fazê-lo funcionar melhor com a mistura de hidrogênio e oxigênio.
Segundo eles, essas modificações, a maioria feita na base da tentativa e erro, poderão ser aproveitadas nos futuros veículos a hidrogênio.
A maior dificuldade foi criar um sistema de segurança para trabalhar com o hidrogênio, um gás extremamente inflamável.
Uma exigência básica era criar um compartimento entre o tanque do gás e o tanque de gasolina.
"Depois de alguns sustos e muitas horas de trabalho", eles contam ter encontrado a solução na forma de um depósito de água conectado aos tanques mediante válvulas sem retorno.
Inovação na garagem
Apesar dos bons resultados, o trabalho é bastante preliminar, resultado de um projeto de fim de curso de dois estudantes de graduação, e precisará ser aperfeiçoado antes que se pense em um motor multicombustível que aceite também hidrogênio.
Os próprios estudantes apontam que o rendimento do motor cai depois de cerca de 20 minutos de funcionamento, com a emissão de "substâncias de origem e natureza desconhecidas".
  • Gerador portátil de hidrogênio produz energia limpa
Eles pretendem continuar a pesquisa, o que exigirá "uma equipe de trabalho maior, sobretudo com a ajuda de um químico, conhecimentos de outras áreas e o apoio de alguma empresa," afirmam.
Também não houve um comparativo de rendimento levando em conta a energia necessária para a eletrólise da água e consequente geração do hidrogênio e oxigênio.
O motor híbrido a hidrogênio foi construído na garagem da casa de um dos estudantes.

by http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=motor-hibrido-hidrogenio-gasolina&id=010170120119
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Mecânica

Estrada magnética fornece energia para carros elétricos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/02/2012
Carros elétricos recarregados na estrada por campos magnéticos
Os campos magnéticos (em vermelho) são responsáveis pela transferência da eletricidade através do ar, podendo recarregar os carros elétricos enquanto eles rodam pela estrada em alta velocidade.[Imagem: Sven Beiker/CARS/Stanford University]
Recarregamento de baterias sem fios
Já pensou em rodar com umcarro elétrico sem nenhuma preocupação com recarregar as baterias?
Pois esta é a promessa de uma nova tecnologia desenvolvida por engenheiros da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
A energia elétrica é transmitida sem fios por bobinas instaladas ao longo de toda a rodovia, abaixo do asfalto.
"Você poderá até mesmo ter mais energia nas baterias no final da sua viagem do que quando você saiu de casa," disse Richard Sassoon, membro da equipe que desenvolveu o novo princípio de recarregamento sem fio de baterias.
Acoplamento magnético
A transferência de eletricidade sem fios é baseada em uma técnica batizada de acoplamento magnético ressonante.
Duas bobinas de cobre são ajustadas para entrar em ressonância naturalmente, de forma similar ao que acontece a duas taças de cristal, que vibram harmonicamente quando uma nota é tocada.
As duas bobinas devem ser colocadas a uma pequena distância uma da outra.
A bobina que é conectada à energia gera um campo magnético que faz a segunda entrar em ressonância, como se estivesse sujeita ao mesmo campo magnético.
E, como uma bobina sujeita a um campo magnético é sinônimo de gerador, a ressonância magnética entre as duas bobinas resulta na transferência de eletricidade, invisível e sem contato, através do ar.
"Aparelhos elétricos ajustados em outras frequências não serão afetados. A transferência de energia sem fios somente vai ocorrer se os dois ressonadores estiverem em sintonia," diz Xiaofang Yu, que realizou os experimentos juntamente com seu colega Sunil Sandhu.
Interferência metálica
"O asfalto provavelmente terá pouco efeito, mas os elementos metálicos na carroceria do carro podem afetar drasticamente os campos eletromagnéticos. Foi por isso que fizemos um estudo para descobrir o esquema ótimo de transferência quando grandes objetos metálicos estão presentes," explica Fan.
A resposta é que a bobina ligada a uma placa metálica poderá suportar a transferência de 10 kW de potência a 1,98 metro de distância desde que ela seja colocada em um ângulo exato de 90 graus em relação à bobina receptora.
A eficiência da transferência de energia é de 97% quando os veículos trafegam a uma velocidade de 90 km/h.
Os pesquisadores demonstraram a transferência de 10 kilowatts de energia a uma distância de praticamente dois metros.
Isso seria suficiente para alimentar inteiramente um carro elétrico, deixando suasbaterias apenas como reserva, ou para uma exigência extra no caso de uma aceleração ou uma subida mais íngreme.
Eletricidade sem fios
O princípio é similar ao que está sendo usado em um experimento com autobondes elétricos na Coreia do Sul, onde as baterias dos veículos são recarregadas na própria estrada.
O grande problema dessa abordagem para a alimentação de veículos elétricos é a necessidade de reconstrução de todas as rodovias, para instalação do aparato elétrico subterrâneo.
Desde que cientistas do MIT demonstraram a transmissão de eletricidade sem fiosem 2007, o princípio vem sendo explorado em inúmeros campos, do recarregamento das baterias de implantes cardíacos até a alimentação de lentes de contato biônicas.
Na área automotiva, o movimento dos pneus transformado em eletricidade também já foi utilizada como auxiliar para o recarregamento das baterias dos carros elétricos.
Bibliografia:

Wireless energy transfer with the presence of metallic planes
Xiaofang Yu, Sunil Sandhu, Sven Beiker, Richard Sassoon, Shanhui Fan
Applied Physics Letters
Vol.: 99, 214102
DOI: 10.1063/1.3663576
BY http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=carros-eletricos-recarregados-estrada&id=010170120207
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Robótica

Toyota inventa bengala robótica

Da New Scientist - 09/02/2012
Toyota inventa bengala robótica
O controle da bengala robótica fica na empunhadura, na forma de sensores de força que controlam o torque disponibilizado pelas rodas. [Imagem: USPTO]
Estado de equilíbrio
A Toyota inventou uma bengala robótica que promete ajudar o usuário de forma ativa se ele começar a cair.
O aparelho, projetado em parceria com engenheiros do Instituto de Tecnologia de Illinois, nos Estados Unidos, também pode ser usado em fisioterapia, durante exercícios de reabilitação.
A bengala possui vários acelerômetros, que detectam seu "estado de equilíbrio" - em termos simples, ela "sabe" quando está de pé ou o quanto está inclinada.
Na extremidade que vai no chão, pequenas rodas de borracha com dois eixos giram em qualquer direção, acionadas por minúsculos motores elétricos - imagine as rodas de uma cadeira de escritório, com a diferença de que o giro no próprio eixo também é motorizado.
Bengala ativa
O controle da bengala robótica fica na empunhadura, na forma de sensores de força que controlam o torque disponibilizado pelas rodas - quanto mais força o usuário fizer, mais energia vai para os motores.
Se o usuário tender a cair, ele automaticamente apertará a manopla mais fortemente, o que fará as rodas girarem de forma lenta, mas com grande torque, tendendo a reequilibrar o usuário.
Qualquer que seja a direção da queda, os acelerômetros em múltiplos eixos detectarão a direção que as rodas devem ser movidas, com sorte mantendo o usuário de pé.
Como as bengalas robóticas deverão chamar muito a atenção - imagine andar de skate empurrado por uma bengala que "acredita" que você está caindo - a Toyota afirmou que os modelos deverão vir equipados com reconhecimento de digitais.
BY http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bengala-robotica-toyota&id=010180120209&ebol=sim
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