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Saber falar em público é essencial

31/01/2012 - Autor: Caio Lauer

Falar em PúblicoAnteriormente exigida apenas para gestores, a competência de saber falar em público, seja em reuniões, apresentações ou palestras, vem sendo requisitada também por profissionais de outros níveis hierárquicos, como  analistas e assistentes. As mudanças constantes no mundo dos negócios exigem um maior preparo por parte dos profissionais, inclusive no tocante à comunicação.


Nos dias de hoje, mesmo nas atividades ditas mais técnicas, as pessoas precisam compartilhar conhecimentos. Negociar, liderar e saber se expressar com clareza são competências cada vez mais exigidas para os profissionais, independente da área de atuação. “Por conta da concorrência, a pessoa deve ter empregabilidade e um dos fatores principais é saber se relacionar e se expressar em público. Hoje, qualquer que seja a atividade, é necessário que os indivíduos se relacionem, façam marketing pessoal, executem apresentações e participem de reuniões. A dinâmica do mercado atual imprime esta necessidade”, aponta Reinaldo Passadori, especialista em Comunicação Verbal e Diretor do Instituto Reinaldo Passadori.

De nada adianta ter diversos diplomas, cursos de MBA e especializações, se o profissional não sabe se expressar. Empresas que não têm colaboradores com este perfil vêm investindo nesta competência para que sejam mais aptos a desenvolver a habilidade de se expressar bem diante das situações do dia a dia. ““Falar com propriedade, segurança, técnica e objetividade faz com que o indivíduo marque presença e valorize o que sabe. Ganha muito mais prestígio a pessoa que se comunica bem e sabe menos do que a que tem muito conteúdo, mas não sabe expor isto a seus colegas”, conta Passadori. Para ele, a timidez pode ser considerada o principal agente de dificuldade: “o medo, a insegurança e a ansiedade fazem com que a pessoa se retraia e não tenha plenitude no desenvolvimento de suas ideias”.

Confira, abaixo, dicas básicas para desempenhar um bom papel no ato de falar em público:

Eleve sua autoestima:


Perceba quais são as suas maiores virtudes para usar isto a seu favor no ato de uma apresentação ou reunião;

Treine:


Enfrente situações e perceba que, por mais que seja difícil, esta prática irá desenvolver esta competência cada vez mais;

Se prepare:


Tenha consciência de qual é a intenção de seu discurso e analise o público alvo da mensagem (expectativa e vocabulário das pessoas);

Calcule o tempo:


Analise a duração do que vai falar para que discorra de forma equilibrada;

Utilize recursos:


Ferramentas audiovisuais, como projetores, potencializa a apresentação e dá suporte do discurso se usadas de forma criativa.

http://msn.catho.com.br/?State=noticia&id=13608
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Questão de etiqueta: como fortalecer sua marca

11/02/2012 - Autor: Caio Lauer

Etiqueta CorporativaEtiqueta corporativa é usar o bom senso para todas as ações, seja no jeito de falar com as pessoas, maneira de se vestir ou modo de se relacionar com os outros. A boa apresentação pessoal é o resultado do balanceamento entre o bom gosto e o bom senso. A etiqueta empresarial permite tornar-se agradável, viver com mais segurança e espontaneidade.


Em todos os contatos profissionais, o indivíduo tem oportunidade de fortalecer seu marketing pessoal e a etiqueta é uma ferramenta que fortalece esta marca. “Deve haver um equilíbrio entre razão e emoção. O profissional deve escolher a maneira de se expressar sempre baseado no que for mais agradável às outras pessoas”, indica a professora Maria Aparecida Araújo, Consultora de Comportamento Profissional.

O comportamento e a postura sempre devem levar em consideração a abordagem preventiva. Ou seja, sempre precisam ser pensados antes, porque a má impressão de uma atitude pode perdurar na mente dos outros durante um grande período. “No relacionamento com outras culturas empresariais muitas gafes são cometidas. O abismo intercultural dificulta, muitas vezes, que as pessoas tenham a postura correta. Na discordância de valores as pessoas podem não conseguir se respeitar e a etiqueta corporativa é a base para que isto aconteça”, conta a professora.

As regras de etiqueta estão inseridas desde quando acordamos até quando vamos nos deitar. A maneira como atendemos o telefone, como usamos as ferramentas de trabalho, o comportamento em reuniões e o cuidado com a vestimenta, são alguns dos exemplos:

Uso da Internet:


Ferramentas como MSN, e-mail e a própria Internet são de uso exclusivo para o trabalho. O bate papo com colegas não pega bem e usar a web para fins que não sejam os profissionais faz as atividades saírem do foco e atrapalha as outras pessoas, pois chama a atenção de quem está por perto.

Vestimenta:


Conhecer a cultura da empresa é essencial. Usar roupas que condizem com o ambiente de trabalho faz parte do bom gosto e bom senso. Nos casos do chamado Casual Day, a vestimenta deve seguir certas regras - bermuda, minissaia, blusas com decote e transparência, por exemplo, não causam boa impressão.

Reuniões:


O primeiro aspecto é não chegar atrasado, pois isso causa uma má impressão. A utilização do celular nesta situação também é um ponto bastante importante - nunca usar para assuntos particulares e procurar desligá-lo. Saber a hora de falar é outro ponto; é preciso respeitar o momento de cada um.

Telefone:


É uma ferramenta disponibilizada pela empresa para que possa auxiliar no trabalho. O uso para ligações particulares chama atenção dos outros. O recomendável é utilizar o celular nesta ocasiões; saia da sala para resolver o assunto, mas de forma breve, porque o tempo inteiro as pessoas são observadas.

by http://msn.catho.com.br/?State=noticia&id=13829

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Meu nome é Ebes Almeida.Trabalho desde 1987 no ramo automotivo . Tenho uma equipe de vendas capacitada e comprometida com resultados.
Atualmente representamos a RUFATO DISTRIBUIDORA IMPORTADORA desde 2013, uma empresa séria ao qual vestimos a camisa literalmente.
Contate-nos que teremos imenso prazer em atendê-lo!!!

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