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Nova liderança: como se destacar no mercado

17/02/2012 - Autor: Caio Lauer

LiderançaOs profissionais de hoje têm muito mais anseios e desejos de desenvolvimento do que tinham em um passado recente. A busca pela capacitação fez com que o nível de expectativas das pessoas aumentasse em relação as suas carreiras. Sendo assim, hoje, o gestor não pode ser mais aquela figura que apenas delega funções. O líder moderno é aquele que compreende as mudanças no nível profissional de seus subordinados e nas organizações.


Ser um líder mais participativo e que engaje seus subordinados no negócio da empresa é uma nova realidade no mercado. A liderança precisa entender que sua participação nas atividades de uma equipe é fundamental. Por conta do aumento da informação e do nível de conhecimento, hoje, é recorrente que os subordinados sejam mais preparados que seus próprios gestores. “O líder deve ter a consciência que existem profissionais na empresa que têm conhecimentos específicos e aprofundados. Ter a humildade de saber seu papel como mais um membro dentro da equipe garante longevidade na companhia e na carreira”, explica Bernardo Leite, especialista em Comportamento e Desenvolvimento Organizacional.

A tecnologia da informação também se desenvolveu muito e este advento veio para facilitar a relação entre profissionais. Mas, em contraponto, o fator determinante na Comunicação ainda são as pessoas. O gestor de sucesso precisa ter grande preocupação com esta questão. Desenvolvendo esta questão com cuidado, ações como feedback se tornam colaborativas para fluir o trabalho do grupo. “A Comunicação ainda é feita de uma maneira muito informal. Reuniões de corredor e conversas de elevador, por exemplo, ainda são creditadas como ações eficazes. As pessoas confundem velocidade com resultados. Isso tem prejudicado muito os processos de gestão, principalmente hoje em dia, onde há mais recursos e canais e tudo parece mais simples”, conta Bernardo.

Motivar e desenvolver colaboradores é premissa para o líder considerado moderno. Profissionais que buscam aprimoramento constante por meio da educação executiva têm como objetivo um salário melhor, mas principalmente desenvolvimento dentro da carreira.  De acordo com Daniella Correa, consultora de Recursos Humanos da Catho Online, o líder é o facilitador, tem as repostas certas e sabe como encontrá-las quando necessário: “É autoconfiante para tomar iniciativas, se motiva a cada desafio proposto e consegue motivar as pessoas para alcançar um objetivo determinado, tem postura, sabe planejar, se organizar e é capaz de obter resultados”.

Um bom líder consegue extrair o melhor de cada colaborador, dando autonomia para que tenha suas próprias ideias e liberdade de ação. O gestor moderno deve dar a oportunidade para que seus subordinados participem mais de ações e processos de decisão da empresa. Segundo Bernardo, nunca na história da gestão, uma equipe teve tanta importância quanto tem hoje, principalmente porque o nível de informação é muito amplo e se faz necessário pessoas que dominem determinados assuntos para completar o resultado geral.

http://msn.catho.com.br/?State=noticia&id=14008
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Saber falar em público é essencial

31/01/2012 - Autor: Caio Lauer

Falar em PúblicoAnteriormente exigida apenas para gestores, a competência de saber falar em público, seja em reuniões, apresentações ou palestras, vem sendo requisitada também por profissionais de outros níveis hierárquicos, como  analistas e assistentes. As mudanças constantes no mundo dos negócios exigem um maior preparo por parte dos profissionais, inclusive no tocante à comunicação.


Nos dias de hoje, mesmo nas atividades ditas mais técnicas, as pessoas precisam compartilhar conhecimentos. Negociar, liderar e saber se expressar com clareza são competências cada vez mais exigidas para os profissionais, independente da área de atuação. “Por conta da concorrência, a pessoa deve ter empregabilidade e um dos fatores principais é saber se relacionar e se expressar em público. Hoje, qualquer que seja a atividade, é necessário que os indivíduos se relacionem, façam marketing pessoal, executem apresentações e participem de reuniões. A dinâmica do mercado atual imprime esta necessidade”, aponta Reinaldo Passadori, especialista em Comunicação Verbal e Diretor do Instituto Reinaldo Passadori.

De nada adianta ter diversos diplomas, cursos de MBA e especializações, se o profissional não sabe se expressar. Empresas que não têm colaboradores com este perfil vêm investindo nesta competência para que sejam mais aptos a desenvolver a habilidade de se expressar bem diante das situações do dia a dia. ““Falar com propriedade, segurança, técnica e objetividade faz com que o indivíduo marque presença e valorize o que sabe. Ganha muito mais prestígio a pessoa que se comunica bem e sabe menos do que a que tem muito conteúdo, mas não sabe expor isto a seus colegas”, conta Passadori. Para ele, a timidez pode ser considerada o principal agente de dificuldade: “o medo, a insegurança e a ansiedade fazem com que a pessoa se retraia e não tenha plenitude no desenvolvimento de suas ideias”.

Confira, abaixo, dicas básicas para desempenhar um bom papel no ato de falar em público:

Eleve sua autoestima:


Perceba quais são as suas maiores virtudes para usar isto a seu favor no ato de uma apresentação ou reunião;

Treine:


Enfrente situações e perceba que, por mais que seja difícil, esta prática irá desenvolver esta competência cada vez mais;

Se prepare:


Tenha consciência de qual é a intenção de seu discurso e analise o público alvo da mensagem (expectativa e vocabulário das pessoas);

Calcule o tempo:


Analise a duração do que vai falar para que discorra de forma equilibrada;

Utilize recursos:


Ferramentas audiovisuais, como projetores, potencializa a apresentação e dá suporte do discurso se usadas de forma criativa.

http://msn.catho.com.br/?State=noticia&id=13608
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Questão de etiqueta: como fortalecer sua marca

11/02/2012 - Autor: Caio Lauer

Etiqueta CorporativaEtiqueta corporativa é usar o bom senso para todas as ações, seja no jeito de falar com as pessoas, maneira de se vestir ou modo de se relacionar com os outros. A boa apresentação pessoal é o resultado do balanceamento entre o bom gosto e o bom senso. A etiqueta empresarial permite tornar-se agradável, viver com mais segurança e espontaneidade.


Em todos os contatos profissionais, o indivíduo tem oportunidade de fortalecer seu marketing pessoal e a etiqueta é uma ferramenta que fortalece esta marca. “Deve haver um equilíbrio entre razão e emoção. O profissional deve escolher a maneira de se expressar sempre baseado no que for mais agradável às outras pessoas”, indica a professora Maria Aparecida Araújo, Consultora de Comportamento Profissional.

O comportamento e a postura sempre devem levar em consideração a abordagem preventiva. Ou seja, sempre precisam ser pensados antes, porque a má impressão de uma atitude pode perdurar na mente dos outros durante um grande período. “No relacionamento com outras culturas empresariais muitas gafes são cometidas. O abismo intercultural dificulta, muitas vezes, que as pessoas tenham a postura correta. Na discordância de valores as pessoas podem não conseguir se respeitar e a etiqueta corporativa é a base para que isto aconteça”, conta a professora.

As regras de etiqueta estão inseridas desde quando acordamos até quando vamos nos deitar. A maneira como atendemos o telefone, como usamos as ferramentas de trabalho, o comportamento em reuniões e o cuidado com a vestimenta, são alguns dos exemplos:

Uso da Internet:


Ferramentas como MSN, e-mail e a própria Internet são de uso exclusivo para o trabalho. O bate papo com colegas não pega bem e usar a web para fins que não sejam os profissionais faz as atividades saírem do foco e atrapalha as outras pessoas, pois chama a atenção de quem está por perto.

Vestimenta:


Conhecer a cultura da empresa é essencial. Usar roupas que condizem com o ambiente de trabalho faz parte do bom gosto e bom senso. Nos casos do chamado Casual Day, a vestimenta deve seguir certas regras - bermuda, minissaia, blusas com decote e transparência, por exemplo, não causam boa impressão.

Reuniões:


O primeiro aspecto é não chegar atrasado, pois isso causa uma má impressão. A utilização do celular nesta situação também é um ponto bastante importante - nunca usar para assuntos particulares e procurar desligá-lo. Saber a hora de falar é outro ponto; é preciso respeitar o momento de cada um.

Telefone:


É uma ferramenta disponibilizada pela empresa para que possa auxiliar no trabalho. O uso para ligações particulares chama atenção dos outros. O recomendável é utilizar o celular nesta ocasiões; saia da sala para resolver o assunto, mas de forma breve, porque o tempo inteiro as pessoas são observadas.

by http://msn.catho.com.br/?State=noticia&id=13829

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Meu nome é Ebes Almeida.Trabalho desde 1987 no ramo automotivo . Tenho uma equipe de vendas capacitada e comprometida com resultados.
Atualmente representamos a RUFATO DISTRIBUIDORA IMPORTADORA desde 2013, uma empresa séria ao qual vestimos a camisa literalmente.
Contate-nos que teremos imenso prazer em atendê-lo!!!

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