Gestão do Tempo, Produtividade e Colaboração
O artigo aborda a questão da gestão do tempo com os objetivos de promover uma reflexão sobre a necessidade de gerir o tempo, apresentando uma metodologia que inovou em relação à teoria clássica da administração do tempo e que não se reduz à teoria oferecendo uma solução em software.
Para saber se estamos administrando o nosso tempo basta observar com que frequência nós dizemos: “não tenho tempo!”. Já para aprender a administrar o nosso tempo é fundamental ser metódico. Na mitologia grega existem divindades que representam a relação do homem com o tempo: Chronos, que corresponde à medida do Tempo é associado à determinação de datas e fatos históricos, e Kairós que era Filho de Zeus e deTykhé que é a divindade da fortuna e da prosperidade. Kairós foi descrito como um Jovem que não se Importava com o relógio, e corresponde ao tempo que não podia ser cronometrado.
O uso que possamos fazer do tempo exige administração, pois as demandas de tempo, próprias e de terceiros, são maiores do que o tempo de que dispomos. O filme “O Preço do Amanhã” é uma obra de ficção que aborda de forma contundente as disponibilidades e as relações do tempo com o poder. Desenvolve uma crítica sobre como a sociedade capitalista está condicionada e também condiciona o uso do tempo. Este filme incita reflexões sobre nosso próprio ‘estoque’ de tempo que é em última instância, o nosso maior patrimônio – nossa vida!
É notório que os brasileiros deixam ‘tudo’ para a última hora e que os britânicos são pontuais. As pessoas são regidas por Chronos esperando receber fortuna pelas bençãos de Tykhé. Mas a maioria das pessoas se comporta como Kairós, embora algumas exceções compreendam a importância da administração do tempo e nisto se aplicam.
Um exemplo de rigor quanto a horários, é atribuído por Heine a Kant: “(...) as donas de casa na cidade de Königsberg atualizavam os relógios quando Kant passeava. O filósofo costumava apegar-se à pontualidade. Acordava às 5h00 da manhã e cumpria uma rotina estudada”.
Um exemplo de rigor quanto a horários, é atribuído por Heine a Kant: “(...) as donas de casa na cidade de Königsberg atualizavam os relógios quando Kant passeava. O filósofo costumava apegar-se à pontualidade. Acordava às 5h00 da manhã e cumpria uma rotina estudada”.
Nos estudos sobre administração do tempo a distinção entre importante e urgente tornou-se clássica e sobre esta classificação Dwight D. Eisenhower, ex Presidente dos EUA ressalta: “O que é importante é raramente urgente e o que é urgente é raramente importante”.
A metodologia da Tríade do Tempo é composta por cinco fases: identidade, metas, planejamento, organização e execução. Destaque-se que para uma práxis-teórica, como a própria expressão indica, é fundamental que existam as condições técnicas para a execução do que estabelece a teoria – sem o que seria apenas uma teoria.
A solução Neotriad possibilita a práxis teórica da metodologia Tríade do Tempo® para a gestão do tempo, produtividade e colaboração. O Neotriad é disponibilizado em ambiente ‘cloud computing’ e seus usuários contam com recursos que permitem gerenciar tarefas, compromissos, equipes e projetos com fóruns, blogs e compartilhando informações com pessoas que não sejam usuários do sistema, mas que por necessidade precisem ter acesso a determinadas informações.
Especialmente na sociedade contemporânea o tempo das pessoas é o seu maior patrimônio e por consequência, é também um patrimônio para as organizações. Portanto, a gestão do tempo é importante para todos e urgente para muitas pessoas, que por exageros na destinação de seu tempo em questões circunstanciais e urgentes, frequentemente se descobrem dizendo: “não tenho tempo!”.
Artigo contribuído por: Wander Luiz Pio de Sena - www.neotriad.com.br/partner/forma
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EDAG une computadores e automóveis com o Light Car - Open Source
Você já viu veícullos elétricos. Também já viu veículos que usam LEDs nos faróis.
Mas você com certeza nunca viu um veículo de "código aberto", como alguns
programas de computador. Isso é o que a EDAG vai propor com o Light Car -
Open Source na próxima edição do Salão de Genebra. Tanto a consumidores
quanto a montadoras.
Para os consumidores, o tal "código aberto" significará a possibilidade de configurar
Para os consumidores, o tal "código aberto" significará a possibilidade de configurar
o carro como a área de trabalho de um computador. O Light Car apresenta uma
tecnologia chamada (O)LED), ou diodos orgânicos emissores de luz. Ela permite ao
motorista modificar completamente a aparência das luzes externas do carro. Você
gosta de carros que parecem estar sorrindo? Ou prefere um estilo mais agressivo?
É só uma questão de ajustar a aparência que lhe parecer mais agradável.
A carroceria inteira do Light Car é feita de vidro ou Makrolon, um material
A carroceria inteira do Light Car é feita de vidro ou Makrolon, um material
plástico que é transparente e resistente ao mesmo tempo. Foi ele que o
pessoal da Rinspeed usou no eXasis, o esportivo transparente. Quando
está desligado, o carro-conceito é inteiramente negro. Quando é ligado,
os (O)LEDs sob a carroceria brilham da maneira que o motorista escolheu
e a mágica acontece.
Estética não é a única função dos (O)LEDs. Eles também podem prevenir
Estética não é a única função dos (O)LEDs. Eles também podem prevenir
acidentes ao comunicar aos motoristas dos carros ao redor sobre,
por exemplo, o quanto o motorista do Light Car teve de pisar forte
no pedal do freio.
Isso não acontece apenas fora do carro. Todos os instrumentos
Isso não acontece apenas fora do carro. Todos os instrumentos
também podem ser configurados para o gosto do motorista. Não i
mporta o que ele queira mudar. Os (O)LEDs permitem alterar os
instrumentos em tamanho, posição e estilo.
Para os fabricantes de automóveis, "código aberto" significa que as
Para os fabricantes de automóveis, "código aberto" significa que as
tecnologias que a EDAG mostrou com o Light Car estão disponíveis
para quem quer que queira usá-las. E a EDAG não se refere apenas
aos (O)LEDs ou ao Makrolon na carroceria, mas também às fibras
basálticas ASA.TEC. Com o mesmo tipo de aplicação das fibras de
carbono, elas são mais leves, mais baratas, mais abundantes e
totalmente recicláveis.
Apesar de parecer pequeno, o Light Car tem 4 m de comprimento, mas o
Apesar de parecer pequeno, o Light Car tem 4 m de comprimento, mas o
mais surpreendente é seu entreeixos, de 2,90 m. Isso se explica pelo
fato de não haver um motor único, mas sim quatro, um em cada roda.
Eles controlam não apenas a tração, mas também frenagem, suspensão
e esterçamento. As baterias de íons de lítio dão ao carro uma autonomia
de 150 km. Sua estrutura, modular, permite usar diversos tipos de carroceria.
Considerando que a maioria dos motoristas adoraria um carro de "código aberto"
Considerando que a maioria dos motoristas adoraria um carro de "código aberto"
como esse, é só questão de convencer as montadoras de que um veículo assim
seria um sucesso de vendas. Ou a EDAG a começar a se arriscar na fabricação