Tecnologia do Blogger.

REPRESENTAÇÃO DEPO - TYC - TONG-YANG



Como surge o carro antes do carro


Apesar de o Brasil não contar com nenhuma montadora 100% nacional desde a falência da Gurgel, em 1995, isso não significa que os nossos engenheiros não estão ocupados. Desde a década de 1970, com o VW Brasília, o País sempre contou com projetos exclusivos, pensados, desenvolvidos e vendidos aqui e também no exterior. VW Gol, Fox, Chevrolet Celta, Ford Ecosport e Fiat Uno são exemplos do que a criatividade nacional pode criar.

Qual é o caminho que o carro percorre desde a folha em branco a até o produto pronto? A trilha é longa e pode levar mais de dois anos para que um modelo novo chegue às ruas. Luiz Alberto Veiga, diretor de design da Volkswagen ainda explica que atualmente, o processo é mais ágil que no passado. "Com a ajuda dos computadores, tudo está mais rápido. Depois que o projeto está aprovado, não há mais margem para erros ou mudanças. Com as fórmulas matemáticas, o mundo virtual torna o processo mais preciso"


PASSO 1- A IDÉIA
Os designers não acordam no meio da noite com uma ideia para um carro novo. A origem geralmente passa por sugestões dos próprios consumidores da marca ou de tendências que a área de marketing da montadora identifica. São observados também resultados de pesquisa de campo com compradores em potencial, além do estilo de vida dessas pessoas, para adiantar o que o consumidor vai querer em alguns anos.


PASSO 2- O DESENHO

Uma vez definidos o segmento do carro e os objetivos que ele tem de cumprir, os designers começam os traços para dar forma à ideia original. "Esta é parte mais romântica e mais curta do processo", diz Veiga. "O designer não passa o dia inteiro desenhando". O profissional pode tanto usar papel e caneta como programas de computador, mas o meio virtual é o mais utilizado para agilizar o processo.

O desenho não é feito "à mão livre". Um dos desafios da equipe é conseguir captar a essência da ideia para o carro sem deixar de lado a identidade da marca, como explica Veiga. "Um VW precisa parecer simples e funcional, enquanto um Audi tem de ser visionário e exclusivo". Esse pensamento se estende por todas as marcas do grupo VW e é por isso que o Gol atual remete a vários carros da marca, desde o Fox a até o Passat.

No Brasil, a Volkswagen possui 70 profissionais na área de design que dividem seu tempo entre o Brasil e a matriz na Alemanha. Além disso, também analisam o que já é feito na concorrência para saber a realidade atual do mercado.


PASSO 2.2- PACKAGE




 Package significa "pacote", em inglês, e, para um protótipo em desenvolvimento, significa a fase do projeto que corre paralelamente aos desenhos. Neste caso, há diversos cálculos matemáticos para verificar as medidas e a disposição de equipamentos no veículo. É aí que se definem a distância entre o assento e o volante, as pernas e os pedais, o campo de visão do motorista, localização dos equipamentos do carro etc. "No Brasil, temos de trabalhar com medidas entre 1,5 m e 1,95 metro. Todas precisam funcionar tanto para o mais baixo como para o mais alto". É nessa fase em que a silhueta do carro começa a surgir.

Com o desenho definido, é hora de sair do mundo virtual. Começa a fase do "clay", nome dado à argila usada por designers e escultores para fazer os primeiros modelos físicos do protótipo. "São construídos entre dez e 15 modelos em escala 1:4 que são feitos para estudar as formas, mas nenhum deles é apenas um esboço. Todos precisam ser viáveis", conta Veiga.

Nessa parte do processo, a equipe de engenharia avançada e a diretoria da empresa começam a dar dicas de como o carro deve ficar. Por exemplo, uma peça com detalhes muito complexos vai ser difícil de fabricar. É aí que a equipe de engenharia interfere para tornar o desenho possível na realidade. 

Dos 15 modelos que chegaram até o "clay", cerca de três passam para o tamanho real, já pintado e com algumas peças de acabamento, como lanternas, maçanetas e rodas. "Nessa fase, o protótipo já está bem parecido com o produto final", complementa Veiga. 

Este último modelo em argila ainda passa pelos primeiros testes em túnel de vento para conferir a aerodinâmica da carroceria. Por exemplo, se o modelo apresentar pouca sustentação no eixo traseiro em velocidade, pode-se mexer no assoalho ou adicionar um aerofólio para tornar a carroceria mais segura. Outra vantagem desse estudo pode ser visto no novo Gol: as pequenas aletas externas nas lanternas traseiras não são enfeite: servem para não deixar acumular sujeira na parte de trás do carro.
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários

Share
Tweet
Pin
Share
No comentários

Cílios para faróis de veículos, moda que está pegando nos EUA

nnn
Empresa norte-americana lança cílios para faróis dos veículos. Fabricante também possui cosméticos, como delineadores, para os "olhos"
nnn
Um grupo chamado de Carlashes (cílios de carros) criou uma customização para veículos que nem os mais apaixonados por carro poderiam – e gostariam de – imaginar. São cílios para serem colocados nas lanternas dos veículos, disponíveis aparentemente para os mais diversos modelos de faróis. 
As fotos divulgadas apresentando o “inovador” estilo de tuning dão uma ideia de como fica um Volkswagen New Beetle e um BMW Série 3 utilizando o adereço. A Carlashes também oferece a instalação dos cílios pelo valor de US$ 24,95 (aproximadamente R$ 43,60) e também um delineador no valor de US$ 19,95. O lançamento, claro, foi no mercado norte-americano. Os cílios custam US$ 24,95 e o delineador, US$ 19,95.
Será que a moda pega aqui no Brasil?
nnn
Fonte: Likecool, Autonews.

fonte http://wp.clicrbs.com.br/semcensura/2010/08/30/cilios-para-farois-de-veiculos-moda-que-esta-pegando-nos-eua/
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários
Newer Posts
Older Posts

Sponsor

Whats: 011 4325-0774

via GIPHY

Whats: 011 4325-0774

Sobre mim

Meu nome é Ebes Almeida.Trabalho desde 1987 no ramo automotivo . Tenho uma equipe de vendas capacitada e comprometida com resultados.
Atualmente representamos a RUFATO DISTRIBUIDORA IMPORTADORA desde 2013, uma empresa séria ao qual vestimos a camisa literalmente.
Contate-nos que teremos imenso prazer em atendê-lo!!!

Marcadores

  • HUMOR CORPORATIVO -Quadros da Despair
  • LATARIA
  • Técnica de Vendas

Total de visualizações de página

recent posts

Facebook

Blog Archive

  • ▼  2022 (3)
    • ▼  dezembro (1)
      • Venha para Catar…
    • ►  outubro (2)
  • ►  2021 (3)
    • ►  abril (2)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2020 (5)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  maio (1)
  • ►  2019 (4)
    • ►  julho (1)
    • ►  abril (3)
  • ►  2018 (5)
    • ►  abril (5)
  • ►  2017 (1)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2016 (6)
    • ►  outubro (3)
    • ►  fevereiro (3)
  • ►  2015 (44)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (1)
    • ►  setembro (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (23)
  • ►  2014 (111)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (21)
    • ►  outubro (25)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (11)
    • ►  junho (3)
    • ►  maio (33)
    • ►  abril (9)
    • ►  fevereiro (2)
  • ►  2013 (118)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (18)
    • ►  julho (17)
    • ►  junho (11)
    • ►  maio (6)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (25)
    • ►  janeiro (36)
  • ►  2012 (431)
    • ►  dezembro (24)
    • ►  novembro (66)
    • ►  outubro (32)
    • ►  setembro (36)
    • ►  agosto (38)
    • ►  julho (15)
    • ►  junho (13)
    • ►  maio (16)
    • ►  abril (29)
    • ►  março (63)
    • ►  fevereiro (61)
    • ►  janeiro (38)
  • ►  2011 (193)
    • ►  dezembro (10)
    • ►  novembro (20)
    • ►  outubro (8)
    • ►  setembro (3)
    • ►  agosto (7)
    • ►  julho (9)
    • ►  junho (16)
    • ►  maio (17)
    • ►  abril (29)
    • ►  março (33)
    • ►  fevereiro (29)
    • ►  janeiro (12)
  • ►  2010 (310)
    • ►  dezembro (21)
    • ►  novembro (50)
    • ►  outubro (35)
    • ►  setembro (24)
    • ►  agosto (12)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (10)
    • ►  maio (48)
    • ►  abril (46)
    • ►  março (28)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (26)
  • ►  2009 (10)
    • ►  dezembro (10)

Created with by ThemeXpose