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Existe um ditado popular em algumas regiões do Brasil que fala o seguinte: Ter um carro é como criar um filho.  Tirando os exageros da frase, o que ela significa é que um veículo realmente precisa de muitos cuidados, o tempo todo. E é claro que boa parte destes cuidados custam um bom dinheiro para os seus donos.
Um veículo possui diversos itens que devem ser checados de tempo e tempo, sendo que boa parte deles acabam ficando desgastados ou desregulados com o tempo de uso. Esta revisão pode ser feita de tempos em tempos, como acontece com algumas montadoras de carros, mas é sempre de responsabilidade do usuário verificar todos os itens do seu veículo.
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Porque Revisar Itens do Carro?

Mas porque as revisões de carros são tão importantes para os donos do veículo?Basicamente por três motivos. O primeiro deles para a segurança do próprio motorista. Apesar dos veículos cada vez mais serem feitos com a mais alta tecnologia disponível, o carro ainda é uma máquina que depende de várias peças e vários fenômenos acontecendo para o seu perfeito funcionamento. A partir do momento que algo dentro do veículo não está funcionando direito, pode afetar todo o funcionamento do carro, o que pode causar acidentes, atentando contra a vida do próprio motorista e dono do veículo.
O segundo motivo é a segurança dos outros motoristas e também das outras pessoas. O Brasil está vivendo um momento econômico fantástico, mas o fato das pessoas terem mais dinheiro também traz algumas consequências, como a quantidade de veículos que estão circulando pelas ruas das grandes cidades. E também, como consequência deste aumento, no numero de carros aumentou a quantidade de acidentes envolvendo tanto motoristas quanto pedestres. Cada vez mais pessoas morrem em acidentes de trânsitos, por isso é importante que os motoristas tenham responsabilidade na hora de cuidar do seu carro e evitar acidentes.
Ajuste dos Faróis
Ajuste dos Faróis
O terceiro motivo para preservar e cuidar do carro é a saúde do próprio bolso. Isso porque existem uma série de leis de transito que regulam tanto as responsabilidades dos motoristas em relação ao transito quanto em relação também aos próprios veículos. Poucos motoristas sabem, mas até mesmo a manutenção dos faróis pode causar multa para os motoristas.
São diversas as infrações que podem ser encontradas nos faróis dos veículos: Desalinhamento do facho de luz até a abrasão das lentes. Por poder causar acidentes graves no trânsito, somente o farol desregulado rende ao proprietário do veículo uma multa de R$ 127,69. Além da multa em dinheiro que a pessoa precisa pagar, também são cinco pontos na carteira que o motorista leva.

Revisão de Farois

Revisar o Farol
Revisar o Farol
Agora vamos falar mais especificamente sobre a regulagem dos faróis dos veículos. Os faróis são fundamentais em todos os carros, principalmente quando as pessoas usam o carro de noite. Com vimos anteriormente, o farol quando estiver desregulado pode gerar uma multa par ao motorista, e também pode causar até mesmo acidentes, porque pode prejudicar muito a visão do motorista e também pode atrapalhar a visão dos outros motoristas.
Existem alguns testes que podem ser feitos pelos motoristas para verificar como anda o alinhamento e as condições gerais dos faróis. Para as pessoas que possuem uma boa garagem fica mais fácil de fazer este teste as lembrando que existem oficinas e também as redes credenciadas de atendimento das marcas de carros que podem fazer esta avaliação para os usuários, sendo que muitas delas não cobram nada por este serviço.
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Para verificar o a situação do farol do seu veículo, basta ligar o farol contra uma parede branca. O facho de referencia do farol sempre deve ser para baixo, e portanto deve iluminar para esta direção. Faróis pouco desregulados somente podem ser notados quando é iluminada uma parede ou algo à frente.
Existem também algumas outras dicas que devem ser seguidas para verificar as reais condições do farol do carro. Quando o motorista estiver andando de carro por uma determinada rua, e importante que o motorista ligue os faróis, mas sem ligar a lanterna. O motorista neste momento deve reparar no facho que está sendo projetado em um veículo que estiver na frente. O facho baixo define claramente uma linha horizontal do lado esquerdo e uma linha inclinada para cima do lado direito. Esta iluminação é projetada na parte de baixo e sem iluminação na parte de cima.
Outra dica fundamental que o motorista deve perceber durante esta fase de checagem dos faróis é a verificação da iluminação dos dois lados do veículo, ou seja, os faróis do carro devem iluminar dos dois lados, tanto da direita quanto na esquerda. Portando, as direções dos fachos devem ser sempre para os mesmos lados. Quando existe algum problema neste item fica fácil de nota pois a pista na frente fica em momento escura e o carro acaba iluminando mais de um lado da pista, o que significa que alguma coisa esta errada.
As linhas horizontais dos faróis, ou seja, aquele feixo de luz que ilumina a estrada mais na parte de baixo do que na frente, precisam realmente estar bem reguladas iluminando as posições da mesma forma. Se algum feixo de luz estiver mais alto que o outro, significa que os faróis estão desregulados. A posição ideal é que as duas linhas estejam sempre projetadas levemente para baixo. Quando o veículo da frente andar, note se a linha do feixo se desloca para baixo. Se subir ou manter-se alinhado torna-se necessário regulá-lo.
Para regular os faróis, o ideal mesmo é que a pessoa procure uma oficina credenciada para que os especialistas consigam fazer o seu trabalho. Existem alguns procedimentos que podem ser feitos pelo próprio motorista, mas não é recomendado, principalmente se o veículo estiver ainda na garantia de fábrica.
Outro ponto fundamental é verificar as lâmpadas dos faróis. É muito importante que os motoristas mantenham as lâmpadas originais dos veículos, e sempre que for repor comprar as pelas de fábrica. É importante também observar as regras em relação a intensidade das lâmpadas: O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina que a potência elétrica máxima de uma lâmpada automotiva deve ser de 68 watts.



fonte http://autos.culturamix.com/curiosidades/saiba-como-fazer-o-ajuste-dos-farois
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Item essencial para o perfeito funcionamento e segurança de um veículo, o pneu é um item em que muitos condutores negligenciam o seu uso correto e a manutenção adequada, gerando os mais diversos tipos de inconvenientes, que vão desde uma menor autonomia no consumo de combustível, até acidentes causados exclusivamente por causa do mau estado de conservação, passando por uma troca precoce e serviços de manutenção que tenham de ser feitos na suspensão por causa de incidentes com os pneus.
O artigo de hoje vai ajudar ao motorista saber como cuidar da saúde dos pneus, aprender e compreender os diversos aspectos que fazem parte do acessório que é responsável pela sustentação do peso da carga e do veículo em si.
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Estrutura do Pneu

Carcaça: É a parte principal do pneu, que deve absorver bem todos os impactos, assim como o peso que o veículo carrega. É composta de bandas intercaladas de poliéster, nylon e aço nos modelos diagonais e são compostos ainda de cintas, nos casos dos pneus radiais. Em termos mais práticos, é a parede de revestimento que segura o ar inflado para dentro do pneu.
Talões: É uma das partes que precisam estar em bom estado de conservação, pois são as cintas laterais, geralmente repletas de arames para fixar e sustentar o pneu na roda. É composto de arames de alta resistência, e quando estão desgastados, soltam para fora os arames, sinalizando que precisam de troca imediata.
Paredes laterais: São as estruturas laterais da carcaça, composta de uma borracha com muita elasticidade, que propõe alta resistência para suportar trancos e batidas. Para uma melhor localização do usuário é onde ficam estampados todos os dados do pneu, junto com a marca.
Lonas: é a parte imediatamente abaixo da carcaça e que suporta o peso da carga em movimento. É composta de lonas de alta resistência e absorvem o atrito entre o pneu e a roda.
Manutenção de Pneus
Manutenção de Pneus
Banda de rodagem: A “sola” do pneu. É a parte do pneu que sofre todo o contato com o solo, possuindo desenhos chamados de sulcos, que variam de modelo para modelo e de marca para marca, a fim de garantir maior ou menor aderência ao veículo. O desgaste dessa parte do pneu influi no que chamam de “pneu careca”.
Ombros: É a parte lateral à banda de rodagem do pneu, que serve para apoiar o mesmo quando se está fazendo uma curva.
Ranhura central: É a parte central da banda de rodagem, que o contato direto com o solo.

Manutenção Correta do Seu Pneu

Os pneus são os componentes mais sensíveis do veículo, pois suportam o peso do veículo e da carga que o mesmo está carregando, por isso são responsáveis diretamente pela maneira como é transmitida ao condutor a segurança, a estabilidade e o conforto na direção do veículo. Para conseguir o máximo da performance do pneu, ele deve estar calibrado, com a quantidade de pressão especificada no manual do veículo, com o nível de sulcos acima do que o limite que o fabricante do pneu especifica como mínimo e com o alinhamento e o balanceamento das rodas em dia.
A inspeção dos pneus é um item que deve ser feito periodicamente, de acordo com a utilização a qual o pneu é submetido. Se você viaja longas distâncias em períodos curtos de tempo, você deverá inspecionar seus pneus a cada vez que for fazer essas viagens, o mesmo valendo para quem anda em trechos de asfalto mal conservado, estradas de terra ou qualquer outro tipo de pavimento mais abrasivo. Esse tipo de prática previne que um pequeno contratempo, como um parafuso ou prego fincado no pneu venha se tornar um problema mais caro e mais difícil de resolver.
A falta de inspeção nos pneus pode gerar uma série de eventos adversos, como o desgaste da banda de rodagem antes do especificado pelo fabricante, além de consequências mais sérias, como acidente por conta de um estouro no pneu. Além da falta de cuidado com o nível da pressão, peças desgastadas na suspensão podem levar ao desgaste prematuro dos pneus.
Além disso, fique de olho ao sentir qualquer vibração ou barulhos estranhos ao rodar com seu pneu, podem ser o sinal de que uma roda está desalinhada, ou ainda um pneu com a montagem avariada.

Inspeção na Banda

A banda de rodagem é a alma do pneu, é onde o carro passa a confiar todo o seu peso e velocidade quando anda, por isso é vital que você inspecione o nível dos sulcos da banda de rodagem. Os sulcos da banda de rodagem servem para que o carro tenha aderência em uma frenagem mais brusca, para que tenha tração quando for preciso e para absorver água e evitar a aquaplanagem. Uma boa medida para saber se o seu pneu está bem é utilizar a velha régua, quando os seus sulcos estiverem abaixo de um centímetro e meio, é hora de trocar o pneu.

Manutenção

A manutenção dos pneus é algo que você deverá mandar a um profissional especializado, pois se trata de item essencial a segurança do veículo. Existem alguns procedimentos que precisam ser feitos, e aqui estão eles:
Rodízio dos pneus: Naturalmente, as rodas dianteiras e traseiras do veículo trabalham com pesos e exigências bastante diferentes, o que causa o desgaste irregular entre os dois pares de pneus. É recomendável que você faça o rodízio dos pneus conforme o recomendado no manual do veículo.
Balanceamento: Medida essencial para minimizar o desgaste desigual dos pneus, o balanceamento consiste na colocação de pequenos pesos em cada roda, conforme a necessidade apresentada. Uma boa medida para se fazer o balanceamento é a cada dez mil quilômetros ou a cada troca ou rodízio dos pneus.
Alinhamento: Cada veículo tem a sua própria especificação de alinhamento, ditada pelo fabricante. O alinhamento é necessário, pois quando as rodas estão desalinhadas, o pneu se desgaste irregularmente, o consumo de combustível aumenta e o veículo se torna inseguro, puxando a direção para o lado que está desalinhado.


fonte http://autos.culturamix.com/curiosidades/a-manutencao-correta-faz-a-economia-dos-pneus
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Sobre mim

Meu nome é Ebes Almeida.Trabalho desde 1987 no ramo automotivo . Tenho uma equipe de vendas capacitada e comprometida com resultados.
Atualmente representamos a RUFATO DISTRIBUIDORA IMPORTADORA desde 2013, uma empresa séria ao qual vestimos a camisa literalmente.
Contate-nos que teremos imenso prazer em atendê-lo!!!

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