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Mecânica

Smart Forvision: veja as tecnologias do novo veículo-conceito

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/09/2011
Smart Forvision: veja as tecnologias do novo veículo-conceito elétrico
O foco do projeto está no uso de tecnologias para o conforto interno do veículo. [Imagem: Smart/Basf]
Tecnologias futuras
A fabricante de veículos Smart apresentou hoje o seu novo veículo-conceito, projetado em parceria com a empresa Basf.
O modelo, chamado Forvision, combina um design futurista com uma mescla de tecnologias já disponíveis e em desenvolvimento, relativas à eficiência energética, à gestão de temperatura e ao peso do veículo.
"Estamos apresentando váriasinovações que tornam possível a mobilidade totalmente elétrica. Além das células solares orgânicas transparentes e dos LEDs transparentes, são usadas espumas de isolamento contra o frio e o calor e revestimentos e filmes que refletem os raios ultravioleta. O Forvision também está estabelecendo novos padrões de leveza com o uso das primeiras rodas totalmente de plástico," anunciou Annette Winkler, da Smart.
Algumas destas tecnologias ainda estão em fase de laboratório, enquanto outras têm chances mais realistas de entrar em produção em série a médio prazo.
Smart Forvision: veja as tecnologias do novo veículo-conceito elétrico
Células solares orgânicas transparentes cobrem toda a superfície do teto. [Imagem: Smart/Basf]
Células solares e LEDs orgânicos
O teto-solar transparente é o primeiro que também é capaz de gerar energia. Células solares orgânicas transparentes cobrem toda a superfície do teto.
Mesmo sob luz difusa e de baixa intensidade, elas geram energia suficiente para alimentar os componentes multimídia e os três exaustores que auxiliam na gestão do clima no interior do veículo.
Se o veículo estiver sob o sol, a ventilação é permanentemente operada com a ajuda dessas células solares, mantendo frio o interior do carro.
Esta nova tecnologia fotovoltaica tem ainda potencial para aumentar a eficiência do veículo, além do que a energia gerada pode ser utilizada para outras aplicações, como recarregar suas baterias.
O interior do veículo também é iluminado com tecnologia eletrônica orgânica, na forma de OLEDs - LEDs orgânicos, fabricados na forma de plásticos flexíveis que podem ser moldados seguindo o desenho interno do carro.
Rodas de plástico
Uma redução de peso considerável no veículo foi obtida com a utilização de rodas totalmente de plástico. Em seu estado atual de desenvolvimento, as rodas de plástico desenvolvidas pela BASF representam uma redução de peso de três quilogramas por roda.
Além da célula de passageiros, componentes adicionais, como as portas, são feitas de carbono reforçado com fibra de resina epóxi - um material compósito de alto desempenho.
O uso desses materiais permite uma redução de peso de mais de 50 por cento em comparação com o aço ou 30 por cento em comparação com o alumínio.
Os bancos, e várias outras partes do interior do carro, são revestidos com os chamados e-tecidos, ou tecidos eletrônicos, cuja malha é acrescida com materiais condutores, permitindo um controle preciso de temperatura.
Smart Forvision: veja as tecnologias do novo veículo-conceito elétrico
O interior do carro é revestido com os chamados e-tecidos, ou tecidos eletrônicos. [Imagem: Smart/Basf]
Calor de fora, ondas de rádio de dentro
A espuma dos bancos é de cerca de 10 a 20 por cento mais leve do que os materiais atuais e permite diferentes graus de dureza em diferentes áreas da mesma peça, resultando em ganhos ergonômicos.
Em lugar das tradicionais películas para os vidros, o Forvision possui o que seus projetistas chamam de "escudo de calor", um novo tipo de película que reflete apenas os raios infravermelhos.
As ondas de rádio necessárias para operar o GPS, Bluetooth, telefones celulares ou para pagar o pedágio sem parar passam através do vidro sem qualquer atenuação.
Agora é só esperar que as tecnologias que "estão quase lá" cheguem efetivamente "lá", e que as que ainda estão no laboratório saiam de "lá".
by http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=smart-forvision-veiculo-conceito-eletrico&id=010170110902
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Mecânica

Tecnologias eletrizantes a bordo do primeiro carro de corrida elétrico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/02/2012
Tecnologias eletrizantes levam carro de corrida elétrico aos 320 km/h
O carro de corrida elétrico Lola-Drayson B12/69EV reune um conjunto de tecnologias que tornam o protótipo realmente competitivo. [Imagem: Lola]
Carro elétrico de corrida
Carros de corrida verdadeiramente competitivos têm que trabalhar sempre no limite entre o desempenho e a confiabilidade.
Não será diferente para os carros elétricos de corrida.
É o que se pode ver no protótipo apresentado no Reino Unido por um consórcio de 10 empresas, liderado pela Drayson Racing Technologies, e pela Lola Cars.
Como já se discute quando entrará na pista o primeiro Fórmula 1 totalmente elétrico, a equipe Lola-Dyson mostrou que não quer ficar para trás.
Capaz de atingir até 320 km/h, o carro elétrico de corrida, chamado B12/69EV, reuniu um conjunto de tecnologias que tornam o protótipo realmente competitivo.
Entre essas tecnologias destacam-se a "bateria estrutural" - peças do carro que são elas próprias baterias -, o recarregamento das baterias pela suspensão e a captura de energia sem fios a partir da própria pista.
Tecnologias eletrizantes levam carro de corrida elétrico aos 320 km/h
Os materiais químicos que compõem a bateria estrutural são mesclados no próprio compósito. [Imagem: BAE]
Bateria estrutural
Construída pela BAE Systems, a bateria estrutural é construída no interior de algumas das peças de fibra de carbono que compõem a carroceria do carro.
A tecnologia usa a química das baterias de níquel que, embora não seja a mais eficiente de que se dispõe, é compatível com a fibra de carbono, o que permite sua fabricação em virtualmente qualquer formato.
Segundo a BAE, não se trata de enfiar uma bateria fina no meio das placas de fibra de carbono: os materiais químicos que compõem a bateria são mesclados no próprio compósito, permitindo que fabricação em qualquer formato.
O único inconveniente é a baixa densidade energética, equivalente a um terço da energia armazenada em uma bateria comum de carro, do tipo chumbo-ácida, e um décimo de uma bateria de lítio, do tipo usada em celulares e notebooks.
Ainda assim é uma vantagem, uma vez que a bateria é adicionada ao carro virtualmente sem custos em termos de peso, já que ela própria é uma peça do carro, com função estrutural ou aerodinâmica.
A energia fornecida pela bateria estrutural será utilizada para alimentar sistemas eletrônicos do carro, e não para sua propulsão.
Suspensão regenerativa
Outra tecnologia usada no B12/69EV representa um passo à frente dos sistemas regenerativos, também conhecidos como KERS, que usam a energia cinética das frenagens para gerar energia.
A parceira Multimatic construiu um sistema de suspensão regenerativa, com bobinas que foram integradas ao sistema de suspensão do carro.
Isto significa que cada oscilação do carro será aproveitada para gerar eletricidade.
Essa energia ficará armazenada em um capacitor, e será usada para acionar as superfícies aerodinâmicas móveis do carro.
Tecnologias eletrizantes levam carro de corrida elétrico aos 320 km/h
Entre as tecnologias destacam-se a bateria estrutural, o sistema de recarregamento das baterias em movimento e a suspensão regenerativa. [Imagem: Lola]
Abastecer sem parar
A HaloIPT, uma divisão da Qualcomm, está trabalhando em um sistema para recarregar as baterias principais, que precisam levar o carro até o fim da corrida.
A empresa desenvolveu um sistema de bobinas de cobre, acondicionadas em uma estrutura em barra, que é posicionada no assoalho do carro.
Mantas igualmente contendo bobinas devem ser montadas na pista, o que levanta dúvidas sobre seu uso prático a curto prazo, uma vez que elas exigirão mudanças nos circuitos.
Mas os projetistas afirmam que as bobinas de recarregamento não precisam estar ao longo de toda a pista. Ademais, defendem, a tecnologia precisa ser desenvolvida, uma vez que já há interesse em seu uso nas rodovias e ruas das cidades.
  • Estrada magnética fornece energia para carros elétricos
by http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tecnologias-eletrizantes-levam-carro-corrida-eletrico-320-km-h&id=010170120215
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Informática

Hackers podem descobrir localização física de um celular

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/02/2012
Hackers podem descobrir localização física de um celular
Esta é toda a aparelhagem necessária para rastrear o posicionamento físico de um celular. O computador está rodando aplicativos de código aberto. [Imagem: Kune et al.]
Localização e interceptação de chamadas
Usando um telefone barato e um equipamento disponível no comércio, e sem nenhuma ajuda das companhias telefônicas, é possível rastrear a posição física de um usuário da telefonia celular.
Segundo pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, as operadoras de telefonia celular deixam vazar a localização física dos usuários de telefones celulares ao usar a difusão de mensagens não criptografadas.
Além disso, segundo a equipe demonstrou, é possível capturar as mensagens trocadas entre a torre da empresa de telefonia e o celular do usuário e desligar a chamada antes mesmo que o celular do usuário toque.
As torres de telefonia celular precisam rastrear a posição física dos usuários para operar de forma eficiente.
Assim, qualquer mensagem para aquele usuário será dirigida para a torre que estiver mais próxima dele.
Isso é feito disparando pacotes de informações temporizadamente e esperando que o telefone responda.
Quando o usuário se movimenta, a informação é atualizada na rede de telefonia.
O que Denis Kune e seus colegas demonstraram é que essa informação está largamente acessível, por meio de programas de código aberto e equipamentos disponíveis no comércio.
O método de ataque funcionou nas redes GSM, as mais usadas em todo o mundo.
Regimes opressores e ladrões
No teste de campo, os pesquisadores rastrearam a posição de um usuário dentro de uma área de 10 quarteirões, conforme ele caminhava a pé.
"Agentes de um regime opressor não vão mais precisar da cooperação das empresas de telefonia para determinar se os dissidentes estão no local de um protesto," escrevem os pesquisadores em seu artigo.
"Outro exemplo [do uso da fragilidade] é o de ladrões testando se o telefone celular de um usuário está fora de uma área específica, deduzindo o nível de risco associado com a invasão de sua residência," afirmam.
Bibliografia:

Location Leaks on the GSM Air Interface
Denis Foo Kune, John Koelndorfer, Nicholas Hopper, Yongdae Kim
19th Annual Network & Distributed System Security Symposium Proceedings
February, 2012
http://www-users.cs.umn.edu/~kyd/doc/fookune_ndss_gsm.pdf
by http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=hackers-localizacao-fisica-celular&id=010150120221 
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Meu nome é Ebes Almeida.Trabalho desde 1987 no ramo automotivo . Tenho uma equipe de vendas capacitada e comprometida com resultados.
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