Da revista WEB Motors

by - 11:45




 

 

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Modelo, importado do México, tem preços de R$ 53,29 mil a R$ 67,59 mil
Texto: Gustavo Henrique Ruffo
Fotos: Gustavo Henrique Ruffo e divulgação

(24-07-07) - Mais de uma empresa já notou que o segmento dos hatches médios vem pedindo novidades. A Volkswagen, tentando segurar mercado, lançou o Golf reestilizado (leia mais sobre ele aqui). A Chevrolet, que liderou por muitos anos o segmento, prepara o Vectra GT para surpreender a concorrência (leia mais sobre ele aqui). A Fiat, por sua vez, dá os últimos retoques na versão 2008 do Stilo (leia mais sobre ele aqui), possivelmente tentando segurar mercado até a chegada do Bravo, carro que vem conquistando a Europa (leia mais sobre ele aqui). Além dos fabricantes mais antigos, tem gente nova querendo uma fatia deste mercado, e com boas razões para acreditar que terá sucesso. Quem duvida tem de dar uma boa olhada no novo Tiida, da Nissan.

Apresentado ontem à imprensa em Guarulhos, na Grande São Paulo, o Tiida começará a entrar no mercado de maneira, a princípio, tímida, como já se tornou tradição entre os fabricantes japoneses. A meta da empresa é vender 260 unidades por mês até o final deste ano, o que dará um total de 1.300 unidades.

Com preços entre R$ 53,29 mil (na versão S, manual) e R$ 67,59 mil (SL, automático), o carro competirá numa fatia em que apenas 35% dos hatches médios são vendidos. O grosso deste mercado está nos carros abaixo dos R$ 52 mil. A questão é que, entre estes 35%, o Tiida tem qualidades para vender muito.

Na versão mais simples, a S, ele já vem com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, airbags frontais, alarme, toca-CD e os demais itens de conveniência do segmento, mas com o motor mais potente, um 1,8-litro de 124 cv a 5.500 rpm. A desvantagem é que o motor não tem, e não deve ter, pelo menos a curto prazo, uma versão flexível em combustível.

Na versão mais sofisticada, a SL, os bancos são de couro, o ar-condicionado tem controle digital, o toca-CD tem seis auto-falantes, em vez de quatro, e os freios contam com ABS, EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e BA (assistência à frenagem).

O único opcional do Tiida é um câmbio de quatro marchas automático, que acrescenta R$ 4 mil aos valores básicos das duas versões (R$ 53,29 mil para a S e R$ 63,59 mil para a SL), algo que os compradores devem comemorar. Não é segredo para ninguém que colocar equipamentos opcionais em um veículo é certeza de perder dinheiro, já que as cotações de tabela não levam em conta estes itens, mas sim o valor da versão básica, com os equipamentos que ela traz de série. Você pode até vender seu carro mais fácil, se ele for completo, mas não vai recuperar o investimento feito no seu conforto.

Na estrada

O WebMotors teve a oportunidade de avaliar a versão mais completa do Tiida, a SL, tanto com câmbio manual quanto com automático, em uma viagem de ida e volta a Campos do Jordão. A ida foi ao volante do modelo com transmissão de seis marchas.

Logo no primeiro contato com o carro o que se nota é um desenho híbrido entre o do Murano e o do 350Z, os modelos que a Nissan considera como “aspiracionais”, ou seja, aqueles que qualquer fã da marca gostaria de ter. A grade dianteira é nitidamente inspirada na do Murano, enquanto as lanternas traseiras lembram as do 350Z, mas também remetem fortemente ao Peugeot 307, que a marca japonesa aponta como o maior concorrente do Tiida.

Uma olhada mais atenta também mostrará outros elementos de inspiração, como o Chrysler PT Cruiser (preste bastante atenção ao capô e a seus vincos, além do formato da carroceria).

Por dentro, o Tiida traz um acabamento bem cuidado, com materiais de excelente aparência. Os plásticos são macios e o carro todo transmite uma sensação de solidez de construção, que, se for real, dará a seus compradores um carro muito silencioso, apesar de o piso brasileiro não ajudar nisso. Vale lembrar que a Nissan oferece dois anos de garantia ao modelo. Nesse meio tempo, se os painéis começarem a bater, sempre se pode exigir do concessionário a correção do problema.

Os comandos do carro são, de modo geral, bem distribuídos, com sacadas muito boas, como a colocação das regulagens de altura e inclinação do encosto do banco perto do console central, o que abriu espaço para bancos maiores.

O comando dos retrovisores elétricos, de todo modo, fica um pouco escondido, na parte inferior esquerda do painel. O volante também carece de regulagem de distância. Só é possível acertar sua altura, o que não é suficiente para encontrar a melhor posição de dirigir.

Porta-trecos, como se pode imaginar, existem aos montes no carro. Em parte, eles ajudam a compensar o porta-malas pequeno do modelo, de apenas 289 l, menor, por exemplo, que o de um Ford Fiesta.

Na versão SL, o banco traseiro pode ser puxado para a frente e para trás, como no VW Fox, o que ajuda a aumentar a capacidade do porta-malas para 463 l. O custo é que acaba sendo alto, já que o bom espaço interno no banco de trás, uma das características mais positivas do Tiida, acaba ficando muito reduzido.

Além de bascular, o banco traseiro também pode ser reclinado, um luxo interessante para os passageiros que gostam de um pouco mais de conforto.

Em termos dinâmicos, o Tiida se mostrou muito bem acertado e, melhor do que isso, econômico. Com câmbio manual, em sexta marcha, o carro conseguiu manter 120 km/h a 3.100 rpm, algo excelente para um carro com motor 1,8-litro. O nível de ruído interno é bem baixo. Em curvas, apesar de sua proposta de conforto e espaço interno, o Tiida se mostra firme.

O fator mais surpreendente foi o câmbio automático de quatro marchas. Normalmente uma deficiência em outros modelos, no Tiida ele se apresentou muito bem acertado. Ágil na medida certa, ele respondeu prontamente em situações de ultrapassagem e subidas, sem causar ao motorista a mínima sensação de que poderia deixá-lo na mão. De quatro marchas, sim, mas companheiro a toda prova!

Com este bom conjunto e um preço que vai dar o que pensar (até no seguro, que começa nos R$ 890 pela Mapfre), o Tiida promete agitar o segmento. Não por acaso, seu nome deriva de “Tide”. Maré, em inglês. Para a Nissan, pode ser uma maré de boa sorte e vendas expressivas.

FICHA TÉCNICA – Nissan Tiida

MOTOR Quatro tempos, quatro cilindros em linha, longitudinal, quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote (DOHC), sistema CVVTCS de comando variável de válvulas e refrigeração a água, 1.798 cm³
POTÊNCIA124 cv a 5.500 rpm
TORQUE 17,5 kgm a 4.800 rpm
CÂMBIO Manual de seis velocidades ou automático de quatro
TRANSMISSÃODianteira
DIREÇÃO Com assistência elétrica, por pinhão e cremalheira
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 15”, de liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 185/65 R15
COMPRIMENTO 4,30 m
ALTURA 1,55 m
LARGURA 1,70 m
ENTREEIXOS 2,60 m
PORTA-MALAS 289 l a 463 l, com os bancos traseiros recuados (opção disponível apenas na versão SL)
PESO (em ordem de marcha) 1.207 kg (S, manual) a 1.260 kg (SL, automático)
TANQUE52 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com eixo de torção
FREIOS Discos na dianteira e tambores na traseira
CONSUMO Consumo urbano de 11,6 km/l (manual) e 11,2 km/l (automático); consumo rodoviário de 16,8 km/l (manual) e 16,5 km/l (automático)
PREÇOS R$ 53,29 mil (S, manual), R$ 57,29 mil (S, automático), R$ 63,59 mil (SL, manual) e R$ 67,59 mil (SL, automático)


Gosta de hatches médios?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Peugeot 307

Peugeot 306

Volkswagen Golf

Renault Mégane

Chevrolet Astra

Ford Focus

Fiat Stilo

Leia também:

SEGREDO! – Vectra GT começa a aparecer nas ruas

SEGREDO! – Fiat Stilo 2008 trará câmbio automatizado

VW Golf 2008, o filho da necessidade

Fiat Bravo chega em janeiro de 2007

Peugeot apresenta seu novo hatch médio, o 308
________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para um(a) amigo(a)













Quer receber este conteúdo? Clique aqui
Receba por e-mail as manutenções previstas do seu veículo.
Cadastre-se aqui
Acesse pelo celular notícias, testes, reportagens e muito
mais

Comente esta matéria por e-mail

Envie essa matéria para um(a) amigo(a)

É proibida a reprodução de qualquer material publicado pela WebMotors S.A.
entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e
distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos
responsáveis da WebMotors.

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios

Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios



You May Also Like

0 comentários