Encontro faz homenagem ao Gurgel e mantém vivo o carro brasileiro
Encontro faz homenagem ao Gurgel e mantém vivo o carro brasileiro
Exposição de carros antigos será domingo (29) em shopping de Campinas.
Modelos produzidos em Rio Claro (SP) há mais de 20 anos fazem sucesso.
André Seixas e Sabrina Saito com o Gurgel (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)
A montadora Gurgel, em Rio Claro (SP), fechou as portas em 1994, mas os carros da marca genuinamente brasileira, fruto do sonho do empresário João Augusto Conrado do Amaral Gurgel rodam firmes e fortes pelas ruas, estradas e trilhas do Brasil. E os modelos ganham cada vez mais assédio de novos fãs e o reconhecimento em um país onde carros importados ocupam cada vez mais espaço nas ruas. Como uma amostra da importância, os automóveis Gurgel serão os homenageados do encontro de carros antigos no domingo (29), organizado pelo V8&Cia, no Galleria Shopping, em Campinas (SP).
“Nós somos muito assediados. É tipo assim, o cara já chega perguntando se você vende carro. Quando trafego pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes, os motoristas de caminhões buzinam e me perguntam por que o carro anda tanto”, afirma um dos fundadores do Clube Gurgel Campinas João Domingues da Fonseca Filho, o Tatá, proprietário de um BR-800, carro de dois cilindros que é menor do que um Ford K, mas que chama a atenção por onde passa.
“Quando paro perto de uma van escolar, a criançada fica louca porque ele parece de brinquedo”, conta o gráfico André Fontes Seixas, também proprietário de um BR-800. O carro chama mesmo a atenção por onde passa. Em uma volta rápida pelas ruas do Jardim Eulina, em Campinas, duas mulheres interromperam a caminhada para ver o BR-800 passando.
Ricardo Gurgel, sobrinho do fundador da Gurgel, lembra que a marca também apostou nos carros elétricos, uma realidade presente na indústria automobilística atual. “Esse reconhecimento do Gurgel hoje é bem legal. O que ele fez não foi em vão. Ele era um homem à frente do seu tempo”, comenta o sobrinho, proprietário de um BR-800, de um Motomachine e de um Xef.O BR-800 de Seixas foi exposto até da Bienal de Design, em Curitiba (PR). “O Gurgel fez o carro certo no país errado”, lamenta o gráfico. Hoje rodam pelas ruas do País carros pequenos e importados, um conceito que Gurgel não conseguiu implantar com tanto sucesso no Brasil nas décadas de 1980 e 1990.
A linha Gurgel também investiu nos carros fora-de-estrada. Sabrina Saito dirige pelas ruas de Campinas um modelo X-12, ano 1976, que está na família desde que saiu da concessionária. “Minha família tem um sítio em Itanhaém, no litoral paulista, e nenhum carro com tração quatro por quatro chegava até lá. Somente o Gurgel”, conta Sabrina, que está reformando o carro, que deixou de ser branco e foi pintado de vermelha, a cor predileta da herdeira do X-12. O carro é "pau para toda obra". “Passo pelos buracos das ruas, mando ver. Agora, estou planejando uma viagem por alguns estados, porque ele é muito forte”, completa.
Para muitos, o carro é comparado a um jipe. Dirigindo o veículo realmente dá a impressão de estar em um e parece ter sido projetado para estradas que poucos carros passariam, com um sistema que transfere a força do motor para outras rodas quando uma está atolada, por exemplo. O geógrafo Fábio Evangelista, do Clube Gurgel Guerreiro, também é da tribo dos fora de estrada. “O Gurgel pegou um nicho de carros fora de estrada ao criar carros fortes. Nós temos o Gurgel para trilhas, eventos familiares e estamos dando continuidade no espírito que o inspirou”, conta Evangelista.
História
João Augusto Conrado do Amaral Gurgel era engenheiro formado pela Escola Politécnica de São Paulo e em 1969 fundou a montadora nacional, que entre outras invenções, criou o carro elétrico durante a crise do petróleo em 1974. Os veículos podiam ser abastecidos nas tomadas das casas. Os carros, feitos de fibra de vidro, eram resistentes e baratos. Como a fibra de vidro é resistente e não enferruja, o veículo é muito visto em cidades litorâneas.
João Augusto Conrado do Amaral Gurgel era engenheiro formado pela Escola Politécnica de São Paulo e em 1969 fundou a montadora nacional, que entre outras invenções, criou o carro elétrico durante a crise do petróleo em 1974. Os veículos podiam ser abastecidos nas tomadas das casas. Os carros, feitos de fibra de vidro, eram resistentes e baratos. Como a fibra de vidro é resistente e não enferruja, o veículo é muito visto em cidades litorâneas.
Em 25 anos, a Gurgel Motores lançou os carros BR 800, Super Mini, Motomachine, Carajás, G-15l, X-15, X12-Tocantins, X12-Tl, G-800, X12-TR, Xex, X-12 Xavante e Super-Mini Van. Foram produzidos cerca de 40 mil automóveis. Após uma crise financeira, a Gurgel Motores fechou as portas no final de 1994.
Serviço:
Encontro de Carros Antigos
Organização: Clube V8&Cia
Data: domingo, 29 de julho
Local: Galleria Shopping - Rodovia D. Pedro I, km 131, Campinas - SP
Horário: das 8h às 15h
Encontro de Carros Antigos
Organização: Clube V8&Cia
Data: domingo, 29 de julho
Local: Galleria Shopping - Rodovia D. Pedro I, km 131, Campinas - SP
Horário: das 8h às 15h
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