Brasil tem mais marcas de automóveis que EUA

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O Brasil já tem mais montadoras fabricando automóveis no país do que os Estados Unidos.
"O Brasil tem no mundo o maior número de marcas produzidas internamente, mais até que os Estados Unidos, e isso não é bom para o produto, porque cria uma pulverização e essa indústria depende de escala para ser competitiva", afirmou Mário Sérgio Salerno, do Instituto de PesquisasTecnológicas (IPT).
Testes, não pesquisas
Contudo, pouco se faz no país em termos de pesquisa e desenvolvimento, afirma o pesquisador, que está interessado em mecanismos para trazer ao país também a área mais nobre de projetos.
"Paga-se muitos royalties porque a parte substantiva dos modelos é projetada pelas matrizes", disse Salerno.
Um dos desvios quando se olha os dados de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da indústria automobilística no Brasil é que apenas uma pequena parte dessas cifras representa desenvolvimento de projetos.
Segundo o pesquisador, não há, por exemplo, desenvolvimento de motores no Brasil.
Contudo, o dispêndio total de P&D das montadoras parece ser alto, porque há muitas horas de engenharia aplicadas nos testes dos carros estrangeiros trazidos ao país, o que acaba sendo lançado como investimento em P&D.
Engenharia importada
Salerno explica que os investimentos em P&D no setor em geral incluem o pagamento de royalties pelas filiais às matrizes em seus países de origem, o que indica a internacionalização da engenharia e a dificuldade para o desenvolvimento local.
Uma avaliação importante para detectar oportunidades de inovação é quanto ao caráter de arquitetura "integral" ou "modular" dos veículos.
O pesquisador acredita que a modulação é mais interessante para motivar a pesquisa no setor porque amplia as oportunidades de inovação. "Com o projeto modular, o desenvolvimento não fica concentrado na matriz".
Carros com projeto nacional
Entre as montadoras, Volkswagen, General Motors e Fiat são as que mais desenvolvem tecnologia internamente, em alguns casos com produtos de inspiração local como o Fox, da Volks, e a Meriva, da GM.
Nessa linha de projetos também haverá um novo estímulo com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que no dia 9 de julho anunciou o financiamento de R$ 342 milhões à Volkswagen do Brasil para desenvolvimento de dois novos modelos, um subcompacto e outro sedã.
O recurso também será aplicado na modernização (facelift) de modelos já existentes, permitindo à empresa valorizar a engenharia local e atualizar seus produtos em relação ao nível oferecido ao consumidor de mercados mais sofisticados.
Inovação em autopeças
Outro ponto importante para que o IPT e outras instituições acadêmicas possam se inserir no processo de P&D da indústria automotiva é, segundo o pesquisador, dar maior atenção aos fornecedores de autopeças, que são obrigados a se envolver com os projetos desde seu início.
"Os fornecedores começam muito cedo porque os sistemas de um veículo fazem muitas interfaces. O projeto não é simples, há muitos detalhes, apesar de a maioria das tecnologias aplicadas serem consolidadas," afirma.
Ou seja, o setor de autopeças também é uma frente importante para a inovação, sendo que muitas dessas empresas fazem desenvolvimentos que depois são incorporados nas linhas de montagem.



fonte
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=marcas-automoveis-brasil&id=010175120714

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2 comentários

  1. Boa Tarde Ebes Rodrigues, belo Blog meus parabens, assim iremos faturar, que Achas...

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  2. Boa Tarde Ebes Rodrigues, belo Blog meus parabens, assim iremos faturar, que Achas...

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