De olho na onda verde?
Introdução a Quais são os diferentes tipos de carros híbridos?
Você já os viu por toda a parte. Na estrada, na garagem do vizinho e até mesmo sendo anunciado na TV no meio de seu seriado favorito. Eles são os queridinhos do “movimento pró-verde”. Sim, estamos falando dos carros híbridos. Uma das muitas soluções para encontrar formas de preservar aMãe Terra, os carros híbridos são o resumo da consciência social. Com seu complexo sistema de dois motores e o dom para receber boas críticas, eles são como aqueles garotos populares na escola que todo mundo fala a respeito. E eles também são bem bonitos.© istockphoto.com /-M-I-S-H-A- |
Os híbridos são uma alternativa aos carros movidos a gasolina. Eles não necessitam de muito combustível para funcionar porque são capazes de contar, em parte, com a potência de um motor elétrico. Alguns dizem que os carros híbridos têm potencial para nos ajudar a reduzir a dependência do petróleo, enquanto os críticos afirmam que os altos preços dos híbridos ainda não o justificam. Mesmo assim, muitos americanos já se convenceram de seus benefícios a longo prazo. Pesquisa recente revelou que 83% dos americanos são a favor de pagar US$ 3 mil a mais por um carro em 2025 se ele puder economizar US$ 3 mil nos custos com combustível dentro de quatro anos após a compra do veículo [fonte: Hybridcars.com]. O que muita gente não sabe é que os híbridos vêm em diversas formas. Nesses veículos, não há tamanho que sirva para todos.
Não importa se você está buscando comprar o seu próprio carro ou se está apenas curioso a respeito do assunto, aqui vão alguns diferentes tipos de carros híbridos.
Os diferentes tipos de carros híbridos
© istockphoto.com /Kropewnicki |
Em artigos anteriores já falamos que veículos híbridos gasolina-elétricos unem um motor de combustão interna a gasolina a ummotor elétrico. Os dois híbridos que se enquadram nessa categoria gasolina-elétrico são os híbridos em série e os híbridos paralelos.
Em um híbrido em série, o motor elétrico é responsável por toda a propulsão e o motor a gasolina só recarrega a bateria. Quando o motorista ativa o circuito elétrico - o equivalente a ligar o motor num carro convencional, energia é recebida da bateria para o motor elétrico que movimenta as rodas. Só em viagens longas (em torno de 80 km ou mais), quando a carga da bateria desce a cerca de 30% da máxima, é que o motor a gasolina se encarrega da propulsão. Os híbridos em série são mais caros do que os híbridos paralelos porque carregam baterias maiores para fornecer energia para velocidades mais altas [fonte: HybridCenter]. O Fisker Karma é um exemplo de um híbrido em série de tomada (plug-in), em que a bateria precisa ser recarregada por meio de conexão à rede elétrica.
Em um híbrido em série, o motor elétrico é responsável por toda a propulsão e o motor a gasolina só recarrega a bateria. Quando o motorista ativa o circuito elétrico - o equivalente a ligar o motor num carro convencional, energia é recebida da bateria para o motor elétrico que movimenta as rodas. Só em viagens longas (em torno de 80 km ou mais), quando a carga da bateria desce a cerca de 30% da máxima, é que o motor a gasolina se encarrega da propulsão. Os híbridos em série são mais caros do que os híbridos paralelos porque carregam baterias maiores para fornecer energia para velocidades mais altas [fonte: HybridCenter]. O Fisker Karma é um exemplo de um híbrido em série de tomada (plug-in), em que a bateria precisa ser recarregada por meio de conexão à rede elétrica.
Há outro carro híbrido em série de tomada, o Chevrolet Volt, um sedã quatro-portas de quatro lugares de 2.685 mm de entre-eixos e 4.498 mm de comprimento, em vias de ser lançado comercialmente nos Estados Unidos. A Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA, a sigla em inglês) informa consumo de combustível equivalente de 39.5 km/l em modo só elétrico, 25,5 km/l combinado e 15,5 km/l só a gasolina. Segundo o órgão, o Volt pode rodar 55 km com a carga da bateria e um total de 600 km contando com a gasolina no tanque de 35 litros.
O motor elétrico de 149 cv de potência e 37,5 mkgf de torque permite que o Volt acelere de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinja 160 km/h. O motor a gasolina é um quatro-cilindros 1,4-litro de 84 cv. O gerador é de 54 kW.
A bateria de tração pode ser carregada em 10 a 12 horas com tensão de 120 V e em quatro horas a 240 V.
Seu preço é elevado, US$ 40.280, mas pode baixar para US$ 32.780 com crédito de imposto do governo americano.
Assim como o híbrido em série, o híbrido paralelo usa tanto um motor de combustão interna como um motor elétrico. Mas as semelhanças terminam por aqui. No híbrido paralelo, os motores elétrico e de combustão interna são ligados a uma transmissão que permite a ambos propulsionar o carro em conjunto ou então só um deles. O tanque de combustível abastece degasolina o motor a combustão enquanto que o motor elétrico inverte sua função quando é o motor a combustão que movimenta o veículo e passa a carregar a bateria, o mesmo ocorrendo quando o freio é aplicado, a chamada frenagem regenerativa. Esse tipo de híbrido é mais apropriado para percursos maiores, podendo ser usado com um carro a gasolina. Exemplos de carros híbridos paralelos são o Honda Insight, o Chevrolet Malibu e o Toyota Prius [fonte: Hybridcars.com].
Há também uma variação chamada de híbrido leve, o mais barato entre o grupo de híbridos. O híbrido leve não anda apenas com o motor elétrico. Este só serve para auxiliar o motor a gasolina quando mais potência é necessária. Quando o carro começa a desacelerar, a unidade de controle desliga o motor para que o veículo não queime combustível ou polua o ar como um carro convencional. Quando o motorista põe o carro na marcha ou o acelera, a bateria liga novamente o motor [fonte: Hybridcars.com]. Emhíbridos plenos, os motores elétrico e a gasolina podem impulsionar o motor trabalhando juntos ou operando por conta própria.
O motor elétrico de 149 cv de potência e 37,5 mkgf de torque permite que o Volt acelere de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinja 160 km/h. O motor a gasolina é um quatro-cilindros 1,4-litro de 84 cv. O gerador é de 54 kW.
A bateria de tração pode ser carregada em 10 a 12 horas com tensão de 120 V e em quatro horas a 240 V.
Seu preço é elevado, US$ 40.280, mas pode baixar para US$ 32.780 com crédito de imposto do governo americano.
Assim como o híbrido em série, o híbrido paralelo usa tanto um motor de combustão interna como um motor elétrico. Mas as semelhanças terminam por aqui. No híbrido paralelo, os motores elétrico e de combustão interna são ligados a uma transmissão que permite a ambos propulsionar o carro em conjunto ou então só um deles. O tanque de combustível abastece degasolina o motor a combustão enquanto que o motor elétrico inverte sua função quando é o motor a combustão que movimenta o veículo e passa a carregar a bateria, o mesmo ocorrendo quando o freio é aplicado, a chamada frenagem regenerativa. Esse tipo de híbrido é mais apropriado para percursos maiores, podendo ser usado com um carro a gasolina. Exemplos de carros híbridos paralelos são o Honda Insight, o Chevrolet Malibu e o Toyota Prius [fonte: Hybridcars.com].
Há também uma variação chamada de híbrido leve, o mais barato entre o grupo de híbridos. O híbrido leve não anda apenas com o motor elétrico. Este só serve para auxiliar o motor a gasolina quando mais potência é necessária. Quando o carro começa a desacelerar, a unidade de controle desliga o motor para que o veículo não queime combustível ou polua o ar como um carro convencional. Quando o motorista põe o carro na marcha ou o acelera, a bateria liga novamente o motor [fonte: Hybridcars.com]. Emhíbridos plenos, os motores elétrico e a gasolina podem impulsionar o motor trabalhando juntos ou operando por conta própria.
O futuro dos híbridos
© istockphoto.com /Alantobey |
O híbrido plug-in, também conhecido como carro híbrido elétrico plug-in (PHEV), obtém a maior parte da sua energia da energia elétrica armazenada em suas baterias. O PHEV ainda usa um motor movido a gasolina, já que a gasolina entra em ação quando a bateria acaba. Algumas das baterias podem ser carregadas em tomadas elétricas padrão em casa ou no trabalho ou ainda em geradores elétricos encontrados no veículo. Outras baterias farão com que os motoristas busquem fontes maiores de energia que normalmente não são encontradas em casa. Já há planos de construção de postos de recarga ao longo das estradas [fonte: Hybridcars.com].
Um carro ou veículo elétrico obtém sua propulsão do motor elétrico no lugar do motor de combustão interna. As baterias são recarregadas da mesma forma que os híbridos de tomada. No passado, os que eram contra esse tipo de carro criticavam o seu custo e a vida curta das baterias, pois limitava a distância que o motorista poderia percorrer. Hoje em dia, novas tecnologias e outras inovações permitiram aos fabricantes de carros aprimorar os recursos do carro elétrico. Fabricantes como a Nissan estão desenvolvendo novas versões de carros elétricos. Na verdade, os fãs de carros elétricos terão que esperar até 2011, pois as concessionárias já venderam toda a frota do carro totalmente elétrico Nissan Leaf [fonte: Business.Inquirer.Net].
Ainda não se sabe ao certo se os carros elétricos serão tão bem recebidos como os híbridos foram, há 14 anos. Mas qualquer que seja a sua forma, os carros alternativos estarão por aí enquanto as pessoas continuarem a procurar maneiras de reduzir o efeito estufa e economizar combustível e dinheiro.
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http://carros.hsw.uol.com.br
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