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Os quatro pontos-chave para ganhar a preferência do consumidor

Por Carlos Gottschalk
 Shutterstock
Há quatro pontos-chave comuns às empresas que conseguem alcançar e manter o sucesso de seus negócios de maneira virtuosa e sustentável, estando recorrentemente na lista de preferências do consumidor em determinada categoria.
- Entender o consumidor Entender o comportamento do consumidor e suas atitudes em relação à determinada categoria de um produto é o primeiro passo para companhias que almejam posição de destaque em seus mercados. Sem conhecer as expectativas do cliente, dificilmente a empresa conseguirá criar ideias que sejam capazes de atender às suas necessidades.
- Desenvolver “claims” de superioridade do produto
Claim significa promessa, afirmação. A empresa precisa definir claims que ajudem a garantir a superioridade de seu produto naquilo que é mais relevante para o consumidor. Ou seja, precisa ter afirmações claras quanto às características e diferencias de seu produto nas questões que o consumidor julga fundamentais. Os claims podem ser de natureza competitiva como também dirigidos a desenvolver a categoria ou o consumo na categoria. Por exemplo, se a usuária de um xampu acredita que ter um produto que deixe os cabelos mais lisos é o mais importante, aquele fabricante precisa ter claims que digam que o xampu X é o que garante o cabelo mais liso entre todos os concorrentes do mercado. Outro exemplo aconteceu no mercado de enxaguatórios bucais, em que os claims prometeram uma forma fácil de tornar a boca mais limpa e saudável. O crescimento desse mercado após a execução desses claims foi notório.
- Buscar sustentabilidade para os “claims”
A empresa precisa ter uma sequencia de inovações que a protejam de novas ofertas da concorrência para conquistar seus consumidores. O investimento dirigido à inovação e renovação dos claims garante sustentabilidade e blindagem contra as novidades dos competidores.
- Ter uma comunicação eficiente criativa
Esse ponto é de extrema importância e traz diversos desdobramentos na estratégia corporativa. No briefing inicial de qualquer campanha de comunicação, é preciso definir quais serão os objetivos da propaganda (o que se espera dela, desenvolvimento da categoria, reforço da marca?) e a estratégia da propaganda propriamente dita.
Na estratégia de comunicação, é fundamental definir quatro pontos:

Qual o público-alvo
Quanto mais focado, melhor para o sucesso da propaganda.

Qual o benefício básico do produto
Na definição do benefício básico, deve-se responder a pergunta “Por que o consumidor vai escolher o meu produto?”

Quais são as razões que sustentam o benefício básico, “reason why”

Qual o tom da propaganda e o caráter que se pretende dar para a marca e/ou usuário da marca
A estratégia precisa estabelecer, entre esses quatro pontos, onde estará o foco da comunicação, uma vez que há muitos elementos e a comunicação eficiente é aquela focada em uma ideia principal. O mais importante é o benefício básico? Ou deve-se dar foco ao “reason why” ou ao tom da comunicação? É muito importante consultar as atitudes e comportamentos do consumidor, pensar bem nos objetivos e na estratégia da propaganda, pois muitas vezes o caminho do sucesso não é aparente. A comunicação é tão boa quanto é a sua estratégia. O desafio exige planejamento, dedicação e muito trabalho (muitas vezes com a ajuda de parceiros ou pessoas que enxerguem o empreendimento com algum distanciamento), mas o resultado é, sem dúvida nenhuma, compensador.
*Carlos Gottschalk, ex-presidente da Johnson & Johnson no Brasil, é sócio da CFN Consultoria (www.cfnconsultoria.com.br).
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postado por Debora Carrari - 10/03/10 às 19:35 Se você ainda não viu, vale a pena dar uma olhada na videoteca online da Fundação Dom Cabral, uma organização educacional que oferece cursos de capacitação e pós-graduação para o desenvolvimento de executivos e empresas. O portal tem dezenas de vídeos cadastrados, muitos deles com material bastante instrutivo sobre diversos temas ligados ao empreendedorismo. 
Para todos os tamanhos
Os assuntos abordados nos vídeos vão desde o desafio que enfrentam as empresas familiares, logística e dicas para gerenciar reuniões, até a gestão de projetos e conceitos de inovação. Especialistas e professores da fundação apresentam conteúdo em vídeo sobre gestão empresarial que se aplica a empresários de todos os tamanhos. Entre os vídeos mais vistos estão os intitulados Conceitos de Inovação, Organizações Criativas, Gestão de Pessoas no Mundo Contemporâneo e Desenvolvimento de Executivos.
Para assistir aos vídeos basta fazer um cadastro rápido, com algumas informações pessoais e criar um login. Quem quiser se aprofundar mais, pode também navegar pelo portal da Fundação Dom Cabral, principalmente na sessão Espaços de Diálogo, onde há artigos didáticos sobre temas como finanças, marketing e gestão.
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Conheça a importância da competência comportamental « Empreendedores – O Blog da Caixa
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