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Quatro dicas para usar um blog como marketing

postado por Debora Carrari - 01/01/10 às 0:05
O Instigator Blog traz dicas para blogueiros em potencial
O Instigator Blog: dicas para aspirantes a blogueiros
Até pouco tempo atrás, blog era assunto para os internautas mais experientes. Agora, a blogosfera é um dos ambientes mais populares da rede, e a sua utilização por micro e pequenas empresas tem se provado uma estratégia de marketing que pode trazer bons resultados. Os blogs podem ser internos, promovendo um canal extra de comunicação entre funcionários e departamentos, ao mesmo tempo em que estimula a participação; ou externos, comunicando-se diretamente com os consumidores. Um blog bem feito pode ser uma excelente vitrine da sua empresa e tem grandes chances de atrair a atenção de consumidores em potencial.

Um dos maiores obstáculos para a criação e manutenção de um blog é a falta de tempo e a inexperiência no assunto. O blogueiro profissional Ben Yoskovitz, criador do Instigator Blog, tem algumas dicas interessantes para os iniciantes.
1. Se você já possui um website, mantenha um design parecido ou idêntico no blog. Isso garante a continuidade da marca e facilita a identificação por parte do público. Se sua empresa ainda não tem um website, desenvolva um blog com um design caprichado, que se diferencie dos demais. Promova o blog através de e-mail marketing e insira um link para ele na assinatura de seus emails.
2. Escolha um nome simples, que pode ser facilmente localizado nas ferramentas de busca da internet. O nome de sua empresa deve constar, logicamente, no endereço. Faça uma pesquisa sobre os provedores disponíveis e compare os recursos que oferecem.
3. Evite as publicidades em excesso, e os recursos visuais exagerados. Seja elegante, mas ao mesmo tempo rico em informação. O conteúdo é crítico para o sucesso de um blog, e no caso de uma empresa, alguns temas específicos podem ser explorados, como inovações na empresa, notícias do setor, histórias de sucesso de consumidores, e atendimento ao cliente.
4. Ofereça ao visitante uma maneira de se cadastrar no blog e receber notícias. Apesar do blog ser um ferramenta de marketing para sua empresa, não se limite a falar somente de seu negócio. É importante ouvir o público e estimular a participação dos leitores.
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postado por Carlos Dias - 02/01/10 às 3:45
10 como usar o linkedin
Lisa: é preciso ser útil
Você conhece o LinkedIn? Se não conhece, tudo bem, mas talvez em 2010 ele entre em sua vida. Por isso, vale a pena saber mais sobre ele. Trata-se de uma rede social muito parecida na essência com o Orkut, mas totalmente voltada para o mundo dos negócios. Embora em operação há quase sete anos – um  pouco mais velho que o Orkut –, só este ano é que ele começou a ficar mais conhecido no Brasil. Dos seus cerca de 50 milhões de usuários, metade está nos Estados Unidos. A estrutura do LinkedIn facilita a busca ou o anúncio de empregos, de oportunidades de negócios e, acima de tudo, ajuda a fazer contatos confiáveis, já que a indicação de pessoas conhecidas é um dos alicerces do serviço. Usar todo o potencial do LinkedIn, porém, requer conhecer o site e seu potencial, indo além de criar um cadastro. Especialista no uso de redes sociais, a blogueira norte-americana Lisa Barone, dá seis dicas de como usar melhor a ferramenta, publicadas originalmente no site Small Bussiness Trends (ou tendências para pequenos negócios, em português). Confira. 
Construa uma imagem de experiência: Ao contrário de todas as demais redes sociais, o LinkedIn permite que você ganhe credibilidade exclusivamente pelo seu trabalho. Ele permite que você faça um marketing pessoal de empreendedor por meio de sua participação nos Grupos e respondendo perguntas de outros membros. Se você demonstrar consistência em suas afirmações e informações, tem grandes chances de se tornar uma referência em determinado assunto.
Compartilhe conteúdo: Há várias maneiras de compartilhar conteúdo via LinkedIn, mas você precisa se certificar de que o que disser será útil. Pelo menos entre os membros norte-americanos, não há a menor tolerância com empreendedores que ficam tentando fazer auto-promoção, se “vendendo” para outros contatos. Esse conteúdo pode ser passado nos Grupos, nas seções de perguntas e respostas, seja com suas informações ou com links de boa qualidade. Importante é lembrar que quem está no LinkedIn não está lá para falar do que comeu no almoço. Trocando em miúdos, você tem de ser útil.
Pesquise: Na área de Respostas do LinkedIn, é possível trocar ideias, ter acesso a pesquisas de mercado, informações sobre produtos ainda não lançados, novos sites ou ferramentas. As pessoas pedem muita ajuda e compartilham muita coisa porque sabem que quem está lá está focado em negócios. Elas sabem também que, quando pedem opiniões sobre seus projetos, outros membros vão querer ajudar do melhor modo possível. Afinal de contas, isso melhora sua imagem como especialistas para o grupo.
Não se deixe esquecer: Para que os outros não se esqueçam de você e de sua empresa, é importante atualizar com frequência o seu perfil. Colocando novos links sobre eventos, atualizações de seu blog ou site e outras informações que possam ser interessantes para seus contatos, você vai ser lembrado.
Apresentação fácil: O LinkedIn oferece a empreendedores uma ótima oportunidade de conhecer pessoas importantes em sua área por meio de sua poderosa ferramenta de busca. Dá para procurar por profissão, área geográfica e interesses, entre outros critérios. Ser apresentado a alguém fica fácil. Se você, por exemplo, gostaria de conhecer uma determinada pessoa, basta ir ao perfil dela e ver quais dos seus contatos conhece alguém, que conhece alguém que conheça você. Assim, você pode pedir aos seus contatos que tente a aproximação. Essa, aliás, é a grande sacada do LinkedIn: apresentar pessoas com a ajuda de alguém em que elas já confiem. É o chamado QI ao alcance de qualquer um.
Faça networking: Os Grupos do LinkedIn são outro grande meio de fazer networking, pois você tem a chance de conversar de verdade com outros profissionais. Ao dar boas respostas, constroi-se com o tempo uma imagem de autoridade no seu campo. Se der uma resposta que realmente outra pessoa possa usar, isso vai gerar tráfego para seu site ou blog e fazer mais pessoas prestarem atenção em você e na sua empresa.
Leia também:
Conheça o Sprouter, o “twitter” dos empreendedores
Tags: LinkedIn, marketing, redes sociais
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Meu nome é Ebes Almeida.Trabalho desde 1987 no ramo automotivo . Tenho uma equipe de vendas capacitada e comprometida com resultados.
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