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Aporte Economia - 18/08/2009
"Visite o concorrente com olhar de consumidor", diz Claudio Czapski


"Visite o concorrente com olhar de consumidor", diz Claudio Czapski
Superintendente da ECR Brasil explica como concorrência deve avaliar o mercado

A pesquisa "Mudanças no mercado brasileiro 2009", divulgada recentemente pela Nielsen aponta que o comportamento do brasileiro de classe média está mudando rapidamente, ou seja, o consumidor está diminuindo a frequência com que faz compras nos supermercados; e começou a trocar algumas das marcas que sempre compra, o que indica muitas oportunidades para o reposicionamento de produtos e marcas existentes, além de lançamentos e aproveitamento de novos nichos de mercado.

Outra pesquisa, da consultoria Accenture, mostrou que a adaptação de soluções de concorrentes ou de empresas de outros setores é uma tática cada vez mais utilizada pelas companhias para manterem seus diferenciais competitivos. As empresas descobriram que as boas idéias não precisam vir apenas de seus funcionários. Adotar práticas de outros setores pode ser um método mais barato e eficiente de acordo com o estudo. Como forma de melhorar sua própria operação, o supermercadista pode visitar outras lojas, da concorrência ou de outro setor do varejo.

O superintendente da Associação ECR Brasil, Claudio Czapski, afirma que a primeira questão a ser avaliada ao entrar na loja é a largura dos corredores. Neste caminho, Czapski questiona se o espaço é adequado ao fluxo de pessoas e carrinhos, se os caixas cheios e carrinhos com produtos para reposição atrapalham a passagem, se a loja é organizada, bem sinalizada, atraente e inspiradora para uma experiência de compra diferenciada. "Nos detalhes é que muitas vezes se encontram soluções para problemas que temos no dia-a-dia", emenda.

"Uma boa maneira de avaliar a exposição de uma loja é buscar um produto não tão comum e visível, como talvez um adoçante, e checar como está exposto, o número de marcas e de itens, se está junto de produtos diet ou não. Procure também categorias com muita variedade de itens, e faça-se passar por um cliente que busca informação sobre a diferença entre eles, verificando a habilidade e cordialidade da equipe com o atendimento", diz Claudio Czapski.

Czapski explica que a facilidade para pegar um produto na gôndola também é muito importante. "Como estão expostos vidros, embalagen s pesadas, o que está no alto e o que está perto do chão? Uma situação desagradável é tentar retirar um pote de vidro de conserva e ficar com medo de derrubar a pilha inteira." Segundo ele, outra dica é procurar por itens com validade mais curta e checar quanto tempo ainda resta e se qual a técnica de exposição do mesmo item com diferentes datas de validade na prateleira.

A ECR Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1997, que reúne mais de 60 empresas associadas e tem como missão difundir as ferramentas de Resposta Eficiente ao Consumidor (Efficient Consumer Response, em inglês), ou simplesmente ECR, sigla pela qual é conhecida no mundo inteiro. As principais ferramentas são gerenciamento por categoria, reposição eficiente e troca eletrônica de dados.

http://www.aporteeconomia.com.br/int.php?idnot=524
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Revista SuperHiper - 30/07/2010
A receita do sucesso está em fazer diferente ou em ser diferente?


Há anos ouvimos todos os gurus de varejo e de marketing falando em diferenciação, sugerindo que a receita infalível do sucesso está no fazer diferente dos demais. E mostrando os cases de sucesso para comprovar suas teorias.
Ao longo do tempo, essa verdade foi se diluindo, na medida que cada qual procurava melhorar o que fazia - produtos e serviços - até que, de tanto diferenciar, acabamos voltando quase que à mesmice das coisas. Apenas em um patamar mais elevado de qualidade.
Será que hoje existem diferenças de fato muito significativas entre os produtos concorrentes diretos ? Será que o xampú da marca A é tão melhor que o da marca B ? Ou o creme dental, o molho de tomate, o óleo ou o iogurte ?
Será que em testes cegos o consumidor conseguiria diferenciá-los ? Seus atributos ou resultados serão de fato únicos e exclusivos ? E se assim for, por quanto tempo, até que algum concorrente incorpore este diferencial ?
Assistimos, portanto, uma luta acirrada entre empresas para fazerem diferente o mesmo que fazem as demais. Enquanto isso, há muitíssimas oportunidades de mercado, com enorme potencial de negócios, totalmente esquecidas - pois não basta fazer diferente: é preciso ser diferente, entender a evolução e as particularidades da demanda e buscar soluções efetivas, inovações que façam diferença.
Exemplos não faltam para ilustrar a diferença das duas abordagens.
Poucos são os varejistas que não trabalham com produtos para bebês, criando espaços próprios, ambientação, variedade e diversidade. O mesmo nicho tentando ser abordado pelo fazer diferente.
Qual a perspectiva de negócios deste disputado segmento, a médio prazo ?
decresce a taxa de natalidade em nossa população, ou seja, menos bebês por nascer
os bebês recebem todos os estímulos e incentivos para saírem da sua condição o quanto antes, deixarem de usar fraldas, comer papinhas, etc. Serão consumidores dos produtos específicos talvez por 2 anos em média.
Pensemos agora no outro segmento, no esquecido, que precisaria alguém que seja diferente para trazer soluções ao crescente número de demandantes. Do que falo ? Dos portadores de fraldas geriátricas.
É um mercado em forte expansão, cujos consumidores dificilmente saem de sua condição - pelo contrário - com o passar do tempo, têm um leque crescente de necessidades, conforme perdem mobilidade e adquirem outros problemas de saúde.
Não só trazem um fluxo de caixa de muitos anos para os produtos atualmente consumidos, mas ensejam o fornecimento de dietas especiais, serviços de entrega em domicílio - e porque não, novos serviços ?
Na loja já não são aceitos pagamentos de contas variadas dos clientes ? Não poderíamos levar este serviço até a casa do cliente, para no momento da entrega das compras, especialmente a uma pessoa com alguma limitação física, lhe trazer uma nova solução ?
Qual seria a fidelidade de um cliente que tivesse no supermercado um efetivo provedor de soluções ?
É muito complexo ? Pensemos em casos mais simples, oportunidades aparentemente ignoradas por todos aqueles que se dedicam à busca de novos caminhos para a mesmice.
Cresce o número de atletas amadores, desejosos de dietas e complementos alimentares específicos. Qual a loja que tem algo como "o cantinho do atleta" ?
Da mesma forma, existe um crescente número de pessoas com restrições alimentares. Os que não podem ingerir glúten, ou lactose, por exemplo. Como encontrar os produtos que PODEM consumir ? Qual o tempo médio de compra de alguém assim ? Como faz para provar um novo produto ?
Basta olhar o mundo do consumidor com atenção, que são inúmeras as oportunidades de ser diferente, e com isso assegurar a competitividade e a longevidade do seu negócio.
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Rally dos Sertões: Conheça a logística de uma equipe no Rally dos Sertões

Enviado em 06. ago, 2010 por VelocidadeOnline | Categoria(s) Rally dos Sertões
X Rally Team conta com grande estrutura para disputar a competição pela 12ª vez seguida
Para participar do Rally Internacional dos Sertões, uma equipe precisa contar com uma grande estrutura, ainda mais quando o time está inscrito na categoria Protótipo T1 – a principal da categoria carros. Este é exatamente o caso da X Rally Team, que conta com dois carros e uma grande logística para percorrer os 4.486 quilômetros em dez dias de aventura pelo interior do Brasil.
Em 2010, a X Rally Team disputa a prova pelo 12º ano consecutivo e tem como melhor resultado o título por equipes em 2006, quando também venceram a categoria protótipos, além de quatro vice-campeonatos (2002/ 2004/ 2005 e 2008) na categoria. Para buscar mais uma boa classificação na 18ª edição da segunda prova fora de estrada mais difícil do mundo, atrás apenas do Rally Dakar, a equipe levará toneladas de peças de reposição, veículos de apoio, que contam com locais para descanso, cozinha, entre outros.
A lista de itens é bastante extensa, começando por um caminhão de apoio para transportar os dois carros da equipe (Mitsubishi L200 Triton), que serão conduzidos pelas duplas Cristian Baumgart, o Xis, e seu navegador Alberto Andreotti, conhecido como Beco; e Marcos Baumgart, e Kleber Cincea, o Klebinho.
“Desde o início da equipe sempre tivemos a preocupação de administrar essa logística, afinal não é só sentar no carro e acelerar. Temos no nosso caminhão um terceiro carro em peças”, contou Beco Andreotti.
A equipe de apoio da X Rally Team é composta por 19 pessoas além dos quatro competidores, sendo: 13 mecânicos, três motoristas, dois cozinheiros e Gabriel Foltram, chefe de equipe. O time, que utiliza uma pista particular de 14 quilômetros para treinos em Jarinu, no interior de São Paulo, tem ainda na sua estrutura duas caminhonetes Mitsubishi para apoio rápido.
Cada equipe de apoio rápido é composta por um motorista e três mecânicos, que carregam todo equipamento necessário para socorrer algum dos carros em dificuldades. Este ano, o caminhão de apoio levará toda a aparelhagem para manutenção dos carros, além de um motor reserva completo, jogos de suspensão, peças para reposição para a carenagem e 40 jogos de pneus já montados.
“Estamos levando várias peças que temos certeza que iremos substituir ao longo da competição. Os jogos de pneus já levamos montados para não perder tempo”, disse o chefe da equipe X Rally Team.
Não bastasse todos estes itens de reposição para os carro, a equipe leva ainda tendas que servem como “box” com direito a iluminação, banners e placas que são montadas e desmontadas a cada dia, conforme a caravana do rally vai caminhando.
X Rally Team disputa o Rally Internacional dos Sertões há 12 anos e é patrocinado por Vedacit e Mitsubishi, e apoiado por Usiminas Automotiva e BFGoodrich.
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Meu nome é Ebes Almeida.Trabalho desde 1987 no ramo automotivo . Tenho uma equipe de vendas capacitada e comprometida com resultados.
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