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Aporte Economia - 18/08/2009
"Visite o concorrente com olhar de consumidor", diz Claudio Czapski


"Visite o concorrente com olhar de consumidor", diz Claudio Czapski
Superintendente da ECR Brasil explica como concorrência deve avaliar o mercado

A pesquisa "Mudanças no mercado brasileiro 2009", divulgada recentemente pela Nielsen aponta que o comportamento do brasileiro de classe média está mudando rapidamente, ou seja, o consumidor está diminuindo a frequência com que faz compras nos supermercados; e começou a trocar algumas das marcas que sempre compra, o que indica muitas oportunidades para o reposicionamento de produtos e marcas existentes, além de lançamentos e aproveitamento de novos nichos de mercado.

Outra pesquisa, da consultoria Accenture, mostrou que a adaptação de soluções de concorrentes ou de empresas de outros setores é uma tática cada vez mais utilizada pelas companhias para manterem seus diferenciais competitivos. As empresas descobriram que as boas idéias não precisam vir apenas de seus funcionários. Adotar práticas de outros setores pode ser um método mais barato e eficiente de acordo com o estudo. Como forma de melhorar sua própria operação, o supermercadista pode visitar outras lojas, da concorrência ou de outro setor do varejo.

O superintendente da Associação ECR Brasil, Claudio Czapski, afirma que a primeira questão a ser avaliada ao entrar na loja é a largura dos corredores. Neste caminho, Czapski questiona se o espaço é adequado ao fluxo de pessoas e carrinhos, se os caixas cheios e carrinhos com produtos para reposição atrapalham a passagem, se a loja é organizada, bem sinalizada, atraente e inspiradora para uma experiência de compra diferenciada. "Nos detalhes é que muitas vezes se encontram soluções para problemas que temos no dia-a-dia", emenda.

"Uma boa maneira de avaliar a exposição de uma loja é buscar um produto não tão comum e visível, como talvez um adoçante, e checar como está exposto, o número de marcas e de itens, se está junto de produtos diet ou não. Procure também categorias com muita variedade de itens, e faça-se passar por um cliente que busca informação sobre a diferença entre eles, verificando a habilidade e cordialidade da equipe com o atendimento", diz Claudio Czapski.

Czapski explica que a facilidade para pegar um produto na gôndola também é muito importante. "Como estão expostos vidros, embalagen s pesadas, o que está no alto e o que está perto do chão? Uma situação desagradável é tentar retirar um pote de vidro de conserva e ficar com medo de derrubar a pilha inteira." Segundo ele, outra dica é procurar por itens com validade mais curta e checar quanto tempo ainda resta e se qual a técnica de exposição do mesmo item com diferentes datas de validade na prateleira.

A ECR Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1997, que reúne mais de 60 empresas associadas e tem como missão difundir as ferramentas de Resposta Eficiente ao Consumidor (Efficient Consumer Response, em inglês), ou simplesmente ECR, sigla pela qual é conhecida no mundo inteiro. As principais ferramentas são gerenciamento por categoria, reposição eficiente e troca eletrônica de dados.

http://www.aporteeconomia.com.br/int.php?idnot=524

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