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Serviço | 13/01/2012
Dicas para dirigir gastando (e poluindo) menos
As melhores maneiras de guiar e cuidar do carro para consumir menos combustível

Igor Thomaz
É verdade que o avanço tecnológico tem proporcionado ao consumidor veículos cada vez mais econômicos e menos poluentes, mas nunca é demais adotar um estilo de direção capaz de diminuir ao máximo o gasto com combustível – que, convenhamos, não anda nada barato há anos. Para os motoristas que têm o pé direito bem “pesado” ou para aqueles que não são lá muito cuidadosos com a manutenção, reunimos algumas dicas preciosas, dadas por dois especialistas no assunto.
“Para se chegar à economia é preciso deixar de lado a performance”, comenta José David, piloto e instrutor master do Centro Pilotagem Roberto Manzini. Como fazer isso? Acompanhe as dicas do expert.
  Getty Images
Acelerar na medida certa garante que motor trabalhe sempre na faixa ideal
Marcha adequada: “Não é nada econômico rodar a 30 km/h em terceira marcha, por exemplo, situação que faz o carro trepidar. Também não é adequado acelerar a 90 km/h em segunda marcha”. Nesse caso, a lição do piloto é bem simples. “Verifique o manual do proprietário, que indica quais são as faixas de velocidade indicadas para cada marcha. O velocímetro de alguns modelos ilustra isso com pequenos sinais. Outros oferecem conta-giros, que pode facilitar essa tarefa”.
Conheça seu veículo: dirigir um modelo 1.0 não é igual, obviamente, a dirigir um 1.8, ou um V6, V8 etc. “Cada motor tem um tipo de resposta às acelerações e é fundamental que o condutor o conheça bem”. Um carro 1.0 geralmente precisa ser acelerado um pouco mais antes que se mude a marcha, o que não é necessário em modelos com torque elevado, disponível em baixas rotações. “Vale, mais uma vez, consultar o manual do proprietário”.
Acelere suavemente: trânsito não é autódromo. Quem acelera forte a cada saída de semáforo ou de pedágio desperdiça muito combustível – e não recebe nenhum troféu.
Economia e segurança: reduzir gastos é muito bom, mas é preciso pensar em outro aspecto. “Quando utiliza a marcha certa, o condutor consegue economia sem abrir mão da segurança. Um exemplo: em um cruzamento, ele pode acelerar para escapar de uma colisão que poderia ter sido causada por um motorista imprudente, que passou pelo sinal vermelho. E o motor só responderá com agilidade se a marcha selecionada for compatível à velocidade, o que já não acontece quando se roda devagar em marchas altas”.
Manutenção
Não adianta muito mudar a maneira de dirigir se você não cuida bem do seu carro. Ignorar o período para a troca de certas peças pode aumentar o gasto com combustível. Para conseguir bons resultados, anote aí as dicas de Rubens Venosa, consultor de Auto Esporte e proprietário da oficina Motor Max.
Elemento do filtro de ar: a peça pode diminuir drasticamente a passagem de ar para o motor se não for trocada no momento certo, o que acaba alterando o consumo de combustível.
Filtro de combustível: com o excesso de impurezas na peça, a bomba de combustível fica sobrecarregada e pode até queimar. Além disso, o motor passa a receber menos combustível. “Quando isso acontece, o condutor tende a acelerar mais para compensar a perda de desempenho e, é claro, o consumo aumenta”.
Bicos injetores: “Quando acumulam sujeira, eles não pulverizam o combustível com a mesma eficiência”. Venosa lembra que o assunto gera polêmica porque as montadoras afirmam que os bicos injetores são autolimpantes. “Eles são, de fato, autolimpantes, mas esse efeito só funciona com combustíveis de qualidade. Nossa gasolina ainda possui alto teor de enxofre, que contamina a peça”.
Velas de ignição: quando funcionam mal, deixam de queimar o combustível na câmara de combustão, desperdiçando a gasolina ou o álcool.
getty images
Calibragem dos pneus é método simples para garantir consumo baixo
Válvula termostática: responsável por controlar a circulação do líquido de arrefecimento entre o radiador e o motor, a peça também pode afetar o consumo. “Ainda existem mecânicos que retiram a válvula defeituosa, que em alguns casos causa o aumento da temperatura da água. Só que eles retiram e não colocam uma peça nova. Em vez de esquentar, o motor passa a trabalhar em temperatura baixa. Com isso, a central eletrônica injeta mais combustível no motor automaticamente”.
Sensor de temperatura da água: Venosa explica que existem dois dispositivos como esse. Um deles envia dados para a central de injeção eletrônica e o outro, para o painel de instrumentos. “É necessário verificar o funcionamento do sensor que se comunica com a central de injeção por meio de equipamentos eletrônicos. Se estiver com defeito, ele pode enviar informações erradas, o que também pode proporcionar aumento de consumo”.
Sonda Lambda: o equipamento mede a quantidade de oxigênio que sai pelo escapamento. “A presença desse gás no sistema de escape indica que o combustível não está sendo queimado como se deve pelo motor. Nesse caso, a sonda envia essa informação à central de injeção eletrônica, que corrige o problema, mas só se estiver funcionando bem”.
“Calibragem dos pneus abaixo do adequado, rodas desalinhadas, peso excessivo e rodar com os vidros abertos ou com o ar condicionado ligado também alteram o consumo”, lembra Venosa.

by http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI289324-10142,00-DICAS+PARA+DIRIGIR+GASTANDO+E+POLUINDO+MENOS.html
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Justiça dos EUA fecha Megaupload, site que compartilha arquivos
19 de janeiro de 2012 • 19h06 • atualizado às 19h21

  1. Notícia
O Ministério Público Federal do Estado de Virgínia, nos EUA, 
anunciou o fechamento de um 
dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do 
mundo, o Megaupload. O fundador da
empresa e funcionários são acusados por violação das leis 
de antipirataria.
A ação aponta que a empresa causou prejuízo de mais de 
US$ 500 milhões a detentores de 
direitos autorais ao compartilhar conteúdo pirateado de 
filmes, séries de TVs e outros 
arquivos, segundo a agência Associated Press.
O fechamento do Megaupload acontece um dia após o blackout de 
sites contra os projetos de lei que  na Câmara e no Senado dos EUA, 
conhecidos respectivamente pelas siglas Sopa (Stop Online Piracy 
Act, ou Lei para Parar com a Pirataria Online) e Pipa (Protect
Intellectual Property Act, ou Lei para Proteger a Propriedade 
Intelectual).
Segundo os promotores, o Megaupload chegou a ser o 13º site mais 
acessado do mundo. A empresa afirma que sempre acata as 
reclamações sobre conteúdo pirateado postado por seus usuários e 
os retira do ar.
    by http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5567111-EI12884,00-Justica+dos+EUA+fecha+Megaupload+site+que+compartilha+arquivos.html
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    FORD

    Novo Fusion chega com revolução no visual

    O acerto cuidadoso dá ao Fusion um comportamento dinâmico capaz de agradar os pilotos mais exigentes e proporcionar confiança para os motoristas menos experientes


    A frente do veículo foi desenvolvida para atender os rigorosos testes de impacto e proteção para pedestres
    ROSIVALDO SENNA
    Editor de Veículos

    Com perfil elegante e visual arrojado, o novo Fusion é o modelo mais recente de uma série de carros da Ford - junto com o New Fiesta 2011 e o Focus 2012 - desenvolvido para satisfazer os consumidores que buscam o máximo em economia de combustível, tecnologias inteligentes e design inovador. Apresentado nas versões S, SE e na topo de linha Titanium, o novo Fusion mostra também como será o futuro Ford Mondeo nos mercados mundiais.

    O novo Fusion projeta a maior economia de combustível da categoria em todas as suas versões, seja a gasolina, híbrido ou híbrido "plug-in", cumprindo o compromisso da Ford de ser a líder em eficiência de combustível - ou estar entre as líderes - a cada novo modelo trazido ao mercado.

    A frente do veículo, por exemplo, foi desenvolvida para atender ao mesmo tempo os rigorosos testes de impacto da América do Norte e as normas de proteção para pedestres da Europa. Isso foi conseguido com horas de modelagem em computador e 180 testes de impacto para validação.

    O Fusion conta com a maior oferta de motores do segmento. Ele tem as opções híbrida e híbrida "plug-in", dois motores EcoBoost de quatro cilindros e um motor naturalmente aspirado de quatro cilindros, além de oferecer sistema automático "start-stop" que desliga o motor em ponto morto, versões com tração dianteira ou integral e a opção de transmissão automática ou manual de seis velocidades.

    O EcoBoost 1.6 irá entregar a maior economia de combustível entre os motores de quatro cilindros não híbridos, de 11 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada. A versão de performance do Fusion, com motor EcoBoost 2.0 e transmissão automática SelectShift de seis velocidades, tem a opção de rodas de 19 polegadas e tração integral com capacidade de enviar torque adicional à traseira.

    HYBRID

    Carro do Ano de 2010 na América do Norte - continua a inovar e evoluir, com novas baterias de íons de lítio que reduzem o peso e geram mais energia que as versões anteriores de níquel-metal, ao mesmo tempo em que aumenta a velocidade máxima com tração elétrica, de 75 km/h para 100 km/h.

    O Fusion Hybrid também traz um novo motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros de ciclo Atkinson, significativamente menor que o 2.5 anterior, mas com o mesmo padrão de desempenho. Ele projeta uma economia de 20 km/l na cidade e 18,7 km/l na estrada. A economia de combustível do Fusion Hybrid deve superar a do Toyota Camry Hybrid 2012 em 1,7 km/l na cidade e 2,1 km/l na estrada e a do Hyundai Sonata Hybrid em 5,1 km/l e 1,7 km/l, respectivamente.

    FUSION 1.6

    O Fusion 1.6 de nova geração é o primeiro carro Ford com transmissão automática a contar com o sistema automático "start-stop". Ele desliga o motor quando o carro para e o religa automaticamente quando o motorista tira o pé do freio, de forma suave, ajudando a reduzir o consumo de combustível em cerca de 3,5%.

    O novo Fusion oferece um conjunto sem precedentes de tecnologias de assistência e conveniência para o motorista, usando sensores, câmeras e radar que permitem ao carro "ver" e responder. Ele é capaz de ajudar o motorista a manter sua posição na pista, ajustar a velocidade às condições do trânsito, identificar vagas e auxiliar no estacionamento e na saída de ré com pouca visibilidade.

    Sistema de manutenção de faixa: essa tecnologia exclusiva na categoria consiste de três elementos para ajudar o motorista a manter sua posição na faixa de rodagem. Usando uma pequena câmera instalada atrás do espelho retrovisor interno, o sistema "enxerga" a pista e monitora suas faixas para determinar se o carro está no rumo certo. Se o sistema detecta sonolência e comportamento irregular, alerta o motorista com uma vibração na direção. Por fim, aplica pressão na direção para trazer o veículo de volta para a faixa.

    Controle de velocidade adaptativo: usando um radar, o sistema "enxerga" a pista e reduz a velocidade do Fusion ao detectar trânsito lento à frente. Também dispõe de alerta de colisão com suporte de frenagem para ajudar a reduzir a velocidade do carro se uma potencial colisão é detectada.

    Assistência ativa de estacionamento: usando sensores, essa tecnologia permite identificar um espaço adequado para estacionamento paralelo, calcula a trajetória e manobra o carro na vaga. Tudo o que o motorista precisa fazer é controlar os pedais do acelerador e do freio.

    Sistema de detecção de pontos cegos (BLIS) com alerta de tráfego cruzado: sensores nos painéis traseiros do Fusion disparam sinais sonoros e visuais se for detectado tráfego nos pontos fora da visão do motorista. O sistema também avisa da aproximação de tráfego quando o carro sai de ré de um estacionamento.

    COMANDO DE VOZ

    O novo Fusion traz a última versão do premiado e exclusivo sistema de comunicação e entretenimento SYNC, com comandos de voz para interação com o celular e o sistema de áudio do veículo.

    O Fusion também oferece uma versão atualizada do MyFord Touch, que permite ao motorista interagir com os sistemas do veículo por comando de voz, toques na tela ou botões convencionais. O comando de voz ajuda a reduzir potenciais distrações do motorista, permitindo que ele mantenha as mãos na direção e os olhos na estrada.

    DESIGN

    Internamente, o novo Fusion oferece um ambiente esportivo e voltado para o motorista, com bancos de nova geração que ampliam a funcionalidade. O console central, mais alto, reúne comandos e porta-objetos para acomodar itens que o motorista deseja manter à mão.

    O novo desenho do painel de instrumentos, deslocado em direção ao parabrisa, amplia o espaço para o passageiro e contribui para o ambiente aberto e arejado da cabine. Os bancos confortáveis, de nova geração, têm armações mais leves e são revestidos com tecidos feitos com fios de material reciclado.

    As superfícies internas são agradáveis ao toque e a montagem da carroceria segue tolerâncias mínimas. Esse cuidado pode ser percebido no acabamento, que exibe estofamento ou cobertura em cada canto ou superfície que o cliente pode tocar. Quando o porta-malas está aberto, por exemplo, uma cobertura com mola cobre automaticamente o mecanismo da fechadura.

    O silêncio interno do Fusion atinge um novo nível com o uso de cobertura acústica no assoalho e materiais isolantes leves. Eles reduzem os ruídos da pista e do motor e aumentam a eficiência aerodinâmica para a economia combustível. O capô inteiramente revestido contribui para tornar o carro um dos líderes nesse quesito.

    ROBUSTEZ E SEGURANÇA

    O Fusion foi projetado com foco no consumidor. Os engenheiros aumentaram a resistência da carroceria em 10% com a ampliação do uso de aços de alta resistência, além da adoção de airbags duplos de joelho na frente e airbags adaptativos que se ajustam ao tamanho e posição dos ocupantes.

    O objetivo no projeto do Fusion foi atender os níveis máximos de segurança determinados por padrões internacionais, como o National Highway Traffic Safety Administration e Top Safety Pick do Insurance Institute for Highway Safety.

    O Fusion será produzido na fábrica da Ford em Hermosillo, no México, e em breve também na fábrica AutoAlliance International, em Michigan, Estados Unidos. O carro estará nas revendas da América do Norte e da América do Sul ainda este ano. 


    by http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=405203

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