Novo Fusion chega com revolução no visual

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FORD

Novo Fusion chega com revolução no visual

O acerto cuidadoso dá ao Fusion um comportamento dinâmico capaz de agradar os pilotos mais exigentes e proporcionar confiança para os motoristas menos experientes


A frente do veículo foi desenvolvida para atender os rigorosos testes de impacto e proteção para pedestres
ROSIVALDO SENNA
Editor de Veículos

Com perfil elegante e visual arrojado, o novo Fusion é o modelo mais recente de uma série de carros da Ford - junto com o New Fiesta 2011 e o Focus 2012 - desenvolvido para satisfazer os consumidores que buscam o máximo em economia de combustível, tecnologias inteligentes e design inovador. Apresentado nas versões S, SE e na topo de linha Titanium, o novo Fusion mostra também como será o futuro Ford Mondeo nos mercados mundiais.

O novo Fusion projeta a maior economia de combustível da categoria em todas as suas versões, seja a gasolina, híbrido ou híbrido "plug-in", cumprindo o compromisso da Ford de ser a líder em eficiência de combustível - ou estar entre as líderes - a cada novo modelo trazido ao mercado.

A frente do veículo, por exemplo, foi desenvolvida para atender ao mesmo tempo os rigorosos testes de impacto da América do Norte e as normas de proteção para pedestres da Europa. Isso foi conseguido com horas de modelagem em computador e 180 testes de impacto para validação.

O Fusion conta com a maior oferta de motores do segmento. Ele tem as opções híbrida e híbrida "plug-in", dois motores EcoBoost de quatro cilindros e um motor naturalmente aspirado de quatro cilindros, além de oferecer sistema automático "start-stop" que desliga o motor em ponto morto, versões com tração dianteira ou integral e a opção de transmissão automática ou manual de seis velocidades.

O EcoBoost 1.6 irá entregar a maior economia de combustível entre os motores de quatro cilindros não híbridos, de 11 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada. A versão de performance do Fusion, com motor EcoBoost 2.0 e transmissão automática SelectShift de seis velocidades, tem a opção de rodas de 19 polegadas e tração integral com capacidade de enviar torque adicional à traseira.

HYBRID

Carro do Ano de 2010 na América do Norte - continua a inovar e evoluir, com novas baterias de íons de lítio que reduzem o peso e geram mais energia que as versões anteriores de níquel-metal, ao mesmo tempo em que aumenta a velocidade máxima com tração elétrica, de 75 km/h para 100 km/h.

O Fusion Hybrid também traz um novo motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros de ciclo Atkinson, significativamente menor que o 2.5 anterior, mas com o mesmo padrão de desempenho. Ele projeta uma economia de 20 km/l na cidade e 18,7 km/l na estrada. A economia de combustível do Fusion Hybrid deve superar a do Toyota Camry Hybrid 2012 em 1,7 km/l na cidade e 2,1 km/l na estrada e a do Hyundai Sonata Hybrid em 5,1 km/l e 1,7 km/l, respectivamente.

FUSION 1.6

O Fusion 1.6 de nova geração é o primeiro carro Ford com transmissão automática a contar com o sistema automático "start-stop". Ele desliga o motor quando o carro para e o religa automaticamente quando o motorista tira o pé do freio, de forma suave, ajudando a reduzir o consumo de combustível em cerca de 3,5%.

O novo Fusion oferece um conjunto sem precedentes de tecnologias de assistência e conveniência para o motorista, usando sensores, câmeras e radar que permitem ao carro "ver" e responder. Ele é capaz de ajudar o motorista a manter sua posição na pista, ajustar a velocidade às condições do trânsito, identificar vagas e auxiliar no estacionamento e na saída de ré com pouca visibilidade.

Sistema de manutenção de faixa: essa tecnologia exclusiva na categoria consiste de três elementos para ajudar o motorista a manter sua posição na faixa de rodagem. Usando uma pequena câmera instalada atrás do espelho retrovisor interno, o sistema "enxerga" a pista e monitora suas faixas para determinar se o carro está no rumo certo. Se o sistema detecta sonolência e comportamento irregular, alerta o motorista com uma vibração na direção. Por fim, aplica pressão na direção para trazer o veículo de volta para a faixa.

Controle de velocidade adaptativo: usando um radar, o sistema "enxerga" a pista e reduz a velocidade do Fusion ao detectar trânsito lento à frente. Também dispõe de alerta de colisão com suporte de frenagem para ajudar a reduzir a velocidade do carro se uma potencial colisão é detectada.

Assistência ativa de estacionamento: usando sensores, essa tecnologia permite identificar um espaço adequado para estacionamento paralelo, calcula a trajetória e manobra o carro na vaga. Tudo o que o motorista precisa fazer é controlar os pedais do acelerador e do freio.

Sistema de detecção de pontos cegos (BLIS) com alerta de tráfego cruzado: sensores nos painéis traseiros do Fusion disparam sinais sonoros e visuais se for detectado tráfego nos pontos fora da visão do motorista. O sistema também avisa da aproximação de tráfego quando o carro sai de ré de um estacionamento.

COMANDO DE VOZ

O novo Fusion traz a última versão do premiado e exclusivo sistema de comunicação e entretenimento SYNC, com comandos de voz para interação com o celular e o sistema de áudio do veículo.

O Fusion também oferece uma versão atualizada do MyFord Touch, que permite ao motorista interagir com os sistemas do veículo por comando de voz, toques na tela ou botões convencionais. O comando de voz ajuda a reduzir potenciais distrações do motorista, permitindo que ele mantenha as mãos na direção e os olhos na estrada.

DESIGN

Internamente, o novo Fusion oferece um ambiente esportivo e voltado para o motorista, com bancos de nova geração que ampliam a funcionalidade. O console central, mais alto, reúne comandos e porta-objetos para acomodar itens que o motorista deseja manter à mão.

O novo desenho do painel de instrumentos, deslocado em direção ao parabrisa, amplia o espaço para o passageiro e contribui para o ambiente aberto e arejado da cabine. Os bancos confortáveis, de nova geração, têm armações mais leves e são revestidos com tecidos feitos com fios de material reciclado.

As superfícies internas são agradáveis ao toque e a montagem da carroceria segue tolerâncias mínimas. Esse cuidado pode ser percebido no acabamento, que exibe estofamento ou cobertura em cada canto ou superfície que o cliente pode tocar. Quando o porta-malas está aberto, por exemplo, uma cobertura com mola cobre automaticamente o mecanismo da fechadura.

O silêncio interno do Fusion atinge um novo nível com o uso de cobertura acústica no assoalho e materiais isolantes leves. Eles reduzem os ruídos da pista e do motor e aumentam a eficiência aerodinâmica para a economia combustível. O capô inteiramente revestido contribui para tornar o carro um dos líderes nesse quesito.

ROBUSTEZ E SEGURANÇA

O Fusion foi projetado com foco no consumidor. Os engenheiros aumentaram a resistência da carroceria em 10% com a ampliação do uso de aços de alta resistência, além da adoção de airbags duplos de joelho na frente e airbags adaptativos que se ajustam ao tamanho e posição dos ocupantes.

O objetivo no projeto do Fusion foi atender os níveis máximos de segurança determinados por padrões internacionais, como o National Highway Traffic Safety Administration e Top Safety Pick do Insurance Institute for Highway Safety.

O Fusion será produzido na fábrica da Ford em Hermosillo, no México, e em breve também na fábrica AutoAlliance International, em Michigan, Estados Unidos. O carro estará nas revendas da América do Norte e da América do Sul ainda este ano. 


by http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=405203

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