Como funciona a WiFi
Futuro dos Computadores
Se você já esteve em um aeroporto de café biblioteca, loja, ou hotel, recentemente, as chances são que você foi bem no meio de uma rede sem fio.Muitas pessoas também usam a rede sem fio, também chamada de WiFi ou rede 802.11, para conectar seus computadores em casa , e algumascidades estão tentando usar a tecnologia para fornecer gratuitamente ou a baixo custo à Internet o acesso aos residentes.Num futuro próximo, redes sem fio pode se tornar tão difundida que você pode acessar a Internet em qualquer lugar a qualquer momento, sem usar fios.
WiFi tem um monte de vantagens. As redes sem fio são fáceis de configurar e barato. Eles também são discretos - a menos que você está à procura de um lugar para usar seu laptop , você pode nem notar quando estiver em um hotspot.Neste artigo, vamos olhar para a tecnologia que permite que a informação viaje pelo ar. Também vamos rever o que é preciso para criar uma rede sem fio em sua casa.
Primeiro, vamos passar por cima de alguns princípios básicos de WiFi.
OUTROS NOMES E OUTROS PADRÕES DE REDE SEM FIO
Você pode estar se perguntando por que as pessoas se referem a WiFi como rede 802.11. A designação 802,11 vem do IEEE. O IEEE define padrões para uma variedade de protocolos tecnológicos, e ele usa um sistema de numeração para classificar esses padrões.
WiMax , também conhecido como 802.16, olha para combinar os benefícios da banda larga e sem fio. WiMax oferecerá internet de alta velocidade sem fios a distâncias muito longas e muito provavelmente irá fornecer acesso a grandes áreas, como as cidades.
O que é Wi-Fi?
Uma rede sem fio usa ondas de rádio , assim comotelefones celulares e televisões e rádios fazem. Na verdade, a comunicação através de uma rede sem fio é muito parecida com a comunicação de rádio. Eis o que acontece:
- Um adaptador sem fio do computador traduz os dados em um sinal de rádio e os transmite usando uma antena.
- Um wireless router recebe o sinal eo decodifica. O roteador envia a informação para a Internet usando um físico, com fio Ethernet conexão.
O processo também funciona ao contrário, com o roteador recebendo informação da Internet, traduzindo-a em um sinal de rádio e enviando-a para o adaptador sem fio do computador.
Os rádios usados para comunicação WiFi são muito similares aos rádios usados para walkie-talkies, telefones celulares e outros dispositivos. Eles podem transmitir e receber ondas de rádio e podem converter1s e 0s em ondas de rádio e converter as ondas de rádio de volta em 1s e 0s. Mas os rádios WiFi têm algumas diferenças notáveis em relação aos outros rádios:
- Eles transmitem em freqüências de 2,4 GHz ou 5 GHz. Esta freqüência é consideravelmente maior do que as freqüências usadas para telefones celulares, walkie-talkies e televisões. A maior freqüência permite que o sinal para transportar dados muito mais.
- Eles usam padrões de rede 802.11, que vêm em vários sabores: padrão 802.11a transmite em 5 GHz e pode se mover até 54 megabits de dados por segundo. Ele também usa multiplexação por divisão de freqüência ortogonal (OFDM), uma técnica de codificação mais eficiente que se divide de que sinal de rádio em diversas sub-sinais antes que eles atinjam um receptor. Isto reduz significativamente interferências. 802.11b é o padrão mais lento e menos dispendioso. Por um tempo, seu custo tornou popular, mas agora está se tornando menos comum como padrões mais rápidos tornam-se menos caro. O padrão 802.11b transmite na faixa de freqüência de 2,4 GHz do espectro de rádio . Ele pode lidar com até 11 megabits de dados por segundo, e ele usa chaveamento de código complementar (CCK) modulação para melhorar as velocidades transmite 802.11g de 2,4 GHz como 802.11b, mas é muito mais rápido -. Ele pode lidar com até 54 megabits de dados por segundo. 802.11g é mais rápido porque utiliza o OFDM mesma codificação como 802.11a. 802.11n é o mais novo padrão que está amplamente disponível.Esta norma melhora significativamente a velocidade e alcance. Por exemplo, embora 802.11g move teoricamente 54 megabits de dados por segundo, ele só consegue reais velocidades de cerca de 24 megabits de dados por segundo por causa do congestionamento na rede. 802.11n, no entanto, reportedly pode atingir velocidades tão altas como 140 megabits por segundo. O padrão está atualmente em fase de projecto - do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) planeja ratificar formalmente 802.11n até o final de 2009.
- Outros padrões 802.11 foco em aplicações específicas de redes sem fio, como redes de longa distância (WANs) dentro de veículos ou de tecnologia que lhe permite passar de uma rede sem fio para outro sem problemas.
- Rádios WiFi podem transmitir em quaisquer das três faixas de freqüência. Ou, eles podem "freqüência hop" rapidamente entre as diferentes bandas. Salto de frequência ajuda a reduzir a interferência e permite que vários dispositivos usem a conexão sem fio simultaneamente.
Enquanto todos eles têm os adaptadores sem fio, vários dispositivos podem usar um roteador para se conectar à Internet. Esta conexão é conveniente, virtualmente invisível e bastante fiável, no entanto, se o roteador falhar ou se pessoas demais tentarem usar aplicações de banda larga ao mesmo tempo, os usuários podem sofrer interferências ou perder suas conexões.
Em seguida, veremos como se conectar à Internet a partir de um hotspot Wi-Fi.
Adaptador USB sem fio e sem fio do PC do cartão de cortesia fotos por Consumer Guide Products
Hotspots WiFi
Se você quer tirar proveito de hotspots WiFi públicos ou começar uma rede sem fio em sua casa, a primeira coisa que você precisa fazer é se certificar que seu computador tem os acessórios corretos. A maioria dos novos laptops e muitos computadores desktop vêm com alto-transmissores sem fio. Se seu laptop não faz, você pode comprar um adaptador sem fio que se conecta ao slot para cartão PC ouUSB porta. Computadores de mesa podem usar adaptadores USB, ou você pode comprar um adaptador que se conecta ao slot PCI dentro do gabinete do computador. Muitos desses adaptadores podem usar mais do que um padrão 802.11.
Depois de instalar o adaptador sem fio e os drivers que permitem que ele opere, o computador deve ser capaz de detectar automaticamente as redes existentes. Isto significa que quando você liga seu computador em um hotspot WiFi, o computador irá informá-lo que a rede existe e pergunta se você deseja se conectar a ele. Se você tiver um computador antigo, você talvez precise usar um programa para detectar e se conectar a uma rede sem fio.
Ser capaz de se conectar à Internet em hotspots públicos é extremamente conveniente. Sem fio redes domésticas são convenientes também. Eles permitem que você facilmente conectar vários computadores e movê-los de um lugar para outro sem desconectar e reconectar os fios. Na próxima seção, veremos como criar uma rede sem fio em sua casa.
Foto cedida por Guia de Produtos para o Consumidor
Construir uma rede sem fio
Se você já tem vários computadores
ligados em rede em casa, você pode
criar uma rede sem fio com um ponto
de acesso sem fio. Se você tiver vários computadores que não estão em rede,
ou se você deseja substituir o Ethernet
de rede, você vai precisar de um roteador
sem fio. Esta é uma unidade única que
contém:
- Uma porta para conectar ao seu
- cabo ou DSLmodem
- Um roteador
- Um hub Ethernet
- Um firewall
- Um ponto de acesso sem fio
Um roteador sem fio permite usar sinais sem fio ou cabos de Ethernet para conectar
computadores uns aos outros, para uma impressora e à Internet . A maioria dos
roteadores oferecem cobertura para cerca de 100 pés (30,5 metros) em todas as
direções, embora as paredes e portas possam bloquear o sinal. Se sua casa for
muito grande, você pode comprar extensores de alcance ou repetidores de baixo
custo para aumentar o alcance do seu roteador.
Tal como acontece com os adaptadores sem fio, muitos roteadores podem usar[
mais de um padrão 802.11. Roteadores 802.11b são ligeiramente mais caros,
mas porque o padrão é mais velho, eles são mais lentos do que os roteadores
fio 802.11a, 802.11ge 802.11n. A maioria das pessoas escolhe a opção 802.11g
pela sua velocidade e confiabilidade.
Uma vez que você ligar o seu roteador, ele deve começar a trabalhar em suas
configurações padrão. A maioria dos roteadores permitem que você use uma
interface web para alterar suas configurações. Você pode selecionar:
- O nome da rede, conhecida como Service Set Identifier (SSID) -
- A configuração padrão geralmente é o nome do fabricante.
- O canal que o roteador usa - A maioria dos roteadores usam o canal
- 6 por padrão. Se você mora em um apartamento e os vizinhos também estão
- usando o canal 6, você pode ter interferência. Mudar para um canal diferente
- deve eliminar o problema.
- As opções do seu roteador de segurança - Muitos roteadores usam um sign-on,
- padrão publicamente disponível, por isso é uma boa idéia para definir o seu próprio
- nome de usuário e senha.
A segurança é uma parte importante de uma rede doméstica sem fio, bem como os
hotspots WiFi públicos. Se você configurar o roteador para criar um hotspot público,
qualquer pessoa que tenha uma placa sem fio poderá usar o seu sinal. A maioria das
pessoas prefere manter os estranhos fora de sua rede, no entanto. Fazendo isso,
você precisa tomar algumas precauções de segurança.
É também importante certificar-se de precauções de segurança são atuais.
A equivalência com fios de Privacidade medida de segurança (WEP) foi o padrão
para segurança de WAN. A idéia por trás WEP era criar uma plataforma de segurança
sem fio que faria qualquer rede sem fio tão seguras quanto uma rede com fio tradicional.
Mas os hackers descobriram vulnerabilidades na abordagem WEP, e hoje é fácil
encontrar aplicações e programas que podem comprometer a execução de uma
WAN de segurança WEP.
Para manter a sua rede privada, você pode usar um dos seguintes métodos:
- WiFi Protected Access (WPA) é um passo em relação ao WEP e agora faz
- parte do protocolo de segurança de rede sem fio 802.11i. Ele usa Temporal
- Key Integrity Protocol criptografia (TKIP). Tal como acontece com WEP,
- WPA de segurança envolve inscrever-se com uma senha. A maioria dos
- hotspots públicos é aberta ou usar WPA ou 128-bit WEP tecnologia,
- embora alguns ainda usam a abordagem vulnerável WEP.
- Media Access Control (MAC) de filtragem é um pouco diferente do WEP
- ou WPA. Não usar uma senha para autenticar os usuários - ele usa um
- hardware físico do computador. Cada computador tem seu próprio endereço
- MAC único. Filtragem de endereços MAC permite que as máquinas com
- endereços MAC específicos para acessar a rede. Você deve especificar
- quais endereços são permitidos quando você configurar seu roteador.
- Este método é muito seguro, mas se você comprar um computador novo ou se
- os visitantes para a sua casa quer usar sua rede, você precisa adicionar o novo
- endereços MAC das máquinas para a lista de endereços autorizados. O sistema
- não é infalível. Um hacker inteligente pode falsificar um endereço MAC - ou seja,
- copiar um endereço MAC conhecido para enganar a rede que o computador que ele
- ou ela está usando pertence na rede.
As redes sem fio são fáceis e baratos de criar, e maioria das interfaces de
roteadores de Web são praticamente auto-explicativo. Para mais informações
sobre como configurar e utilizar uma rede wireless, confira os links abaixo:
Mais links interessantes
- Redes sem fio Q & A
- PC Magazine Como Configurar uma rede doméstica sem fio
- Horário: Como Configurar uma rede doméstica sem fio
Fontes
- Borisov, Nikita, Ian Goldberg e David Wagner. "A segurança do algoritmo
- WEP." Universidade da Califórnia, Berkeley. (7 de agosto de 2008) http://www.isaac.cs.berkeley.edu/isaac/wep-faq.html
- Geier, Jim. "802,11 WEP: Conceitos e vulnerabilidade". Wi-Fi Planet.
- 20 de junho de 2002. (6 de agosto de 2008) http://www.wi-fiplanet.com/tutorials/article.php/1368661
- IEEE. (6 de agosto de 2008) http://www.ieee.org
- IEEE. "Padrão IEEE para a tecnologia da informação -
- Telecomunicações e troca de informações entre os sistemas -
- As redes locais e metropolitanas -. Requisitos específicos"
- (6 de agosto de 2008) http://standards.ieee.org/getieee802/download/802.11-2007.pdf
0 comentários