Uma idéia para vender mais e mudar sua empresa para sempre

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Uma idéia para vender mais Uma boa idéia para ganhar dinheiroe mudar sua empresa para sempre



Às vezes receboalguns e-mails de pessoas pedindo ajuda, para salvar seus negócios. Uma idéia de promoção geralmente.Só que até hoje não vi um único negócio ser reerguido ou salvo apenas com promoções.
Alguns casos são de pessoas que resolveram montar uma empresa em épocas favorecidas pela sazonalidade. Sem planejamento, acabam sucumbindo às épocas em que o movimento abaixa. Isso não se resolve com idéias de promocão de última hora, salvo algumas raridades.
São problemas graves e costumo sugerir que também busquem ajuda com quem já está envolvido no negócio. Existe uma técnica para fazer isso, que consiste em juntar todo mundo e conversar, que chamamos aqui no interior de ‘Toró de Parpites’ (Brainstorm). Se isso não resolver, amplie a técnica para fora da empresa. Pergunte aos clientes.
São coisas que funcionaram para mim e que compartilho esperando aprender algo em troca. Boas idéias para as horas ruins são difíceis de conseguir, ainda mais durante o sufoco.
Socorro! Onde estão os clientes?
Porém, tenho achado cada vez mais, pessoas e histórias com uma idéiaque além de salvar seus negócios com o pé na cova, acaba fazendo a empresa vender muito mais de forma sustentável.
Este artigo é para o empreendedor, funcionário ou empresário, ajudar as empresas em que atuam, nessas reuniões de Brainstorm. Faltou idéia? Aqui vai uma excelente e que pode fazer grande diferença.
Para quem é funcionário é algo que pode ajudar a manter o emprego. Já que empresa falida é sinônimo de olho da rua, se você gosta do lugar em que trabalha pode ajudar no ‘Toró de Parpites’.
Trata-se de uma idéia para ganhar dinheiro e busca responder algumas perguntas:
  • Como vender mais? (a nova era)
  • Como gastar menos? (estrutura enxuta)
  • Qual a visão de futuro? (tendência)
  • Para onde vai o dinheiro? (seguindo o fluxo)
  • Onde estão os clientes? (aumentando os clientes)
  • Como eliminar a inadimplência? (ou quase)
Fique atento. Se seu negócio não é mais o mesmo, talvez sua concorrência já tenha aplicado esta idéia! Ela vale dinheiro.
A concorrência invisível ataca
Dificuldade maior do que conseguir novos clientes é justamente manter os clientes antigos. Muitos amigos dizem que os negócios já não são mais como antigamente. Alguns deles têm empresas com mais de 40 anos e contam que os clientes estão ficando cada vez mais escassos.
E vai todo mundo visitar o concorrente para ver se encontra os clientes lá. Vai que de repente o cara tá com uma estratégia de marketing nova. Talvez o serviço dele esteja inovando em alguma área.
Mas o que detectam é a concorrência na mesma situação.
Caramba! Onde se meteram os clientes? Vou dizer um dos lugares onde você poderá encontrá-los. A cada ano mais deles se juntam aos que já estão lá. Eles estão comprando pela internet:
  • No conforto de suas casas
  • Do local de trabalho
  • De Lan Houses
Tem história de gente indo até a loja de sapato só pra dar uma olhadinha. Depois atravessa a rua e vai comprar o mesmo modelo com as facilidades da internet na Lan House. Crê nisso?!
Já ouvi a mesma conversa de gente que vai ver um sofá na loja, enquanto passeia, mas compra pela internet. E de clientes que já estão acostumados a comprar sem precisar pegar no produto. A loja da internet oferece garantia e até 30 dias para devolução.
Eu mesmo sou um consumidor ávido pelas compras online.
É um comércio que está movimentando 6 bilhões de reais por ano, só no Brasil. Esse montante aumenta muito todo ano, graças a classe C (renda familiar de até 1.200 reais) que tem participado mais deste mercado atrás dos preços mais baixos e parcelamentos maiores.
Um segredo para vender mais
Se o trabalho de montar uma empresa já está feito falta apenas mais um passo. Sua presença na internet. Não custa muito e pode lhe trazer grandes surpresas. Se não funcionar dentro de um período curto é no mínimo um excelente investimento no futuro.
A tendência no aumento do consumo virtual é de 60% ao ano. Não há outro negócio acessível como esse crescendo tanto.
Empreendedores sabem o valor de um ponto movimentado. Saiba que há 39 milhões de brasileiros navegando na internet. Você conhece algum negócio físico que tem a possibilidade de ter 1 milhão de pessoas entrando e saindo?
Show me the money!
A ‘audiência’ tem gradativamente migrado da tv para a internet. O investimento em publicidade, como esperado, também vai atrás. É melhor ir aprendendo como lidar com a novidade agora mesmo, porque quando todo mundo se tocar disso, será fator determinante para o sucesso já estar com seus projetos on-line.
Uma boa estratégia de marketing é ver oportunidades e seguir o fluxo.
Minimize problemas com caloteiros
Um negócio na internet começa como propaganda e marketing e acaba virando mais uma linha para distribuir produtos. Pode até tomar a frente do negócio tradicional.
Tenho acompanhado alguns casos em que a terceira geração de empresários não sabe o que fazer e, por sua natureza jovem, iniciam um novo negócio na internet que começa como departamento da empresa mãe, por assim dizer.
Quando o projeto já está andando e o faturamento começa a aumentar,um efeito interessante acontece para as empresas que dão prazo aos clientes ou aceitam cheques. Mais de 80% das compras feitas na internet são pagas com cartão de crédito e boleto bancário.A inadimplência diminui na medida em que esse tipo de venda aumenta.
O produto e o meio de distribuição
Como todo negócio existem prós e contras, mas é muito fácil perceber as vantagens de um sobre o outro. Um contra é que nem todo produto se adapta a logística que um negócio na internet exige.
O que também pode ser visto como uma oportunidade.
O maior volume de vendas costuma ser de eletroeletrônicos, mas quer saber. Acredito que isso se deva ao fato de ser a maior oferta da internet.
Li a algum tempo na Revista Veja sobre o que as pessoas querem comprar, e são poucos os que atendem a essas necessidades.
A idéia está dada. Se você não sabe por onde começar pode fazer como a gente e criar um blog corporativo.
Vamos ver para crer
Um vídeo da Pequenas Empresas & Grandes Negócios mostra alguns casos que podem trazer alguma luz para o empreendedor que precisa de inclusão digital para sua empresa. É ver para crer.

Agradecimentos ao amigo Noel pela indicação do vídeo.


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