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REPRESENTAÇÃO DEPO - TYC - TONG-YANG



postado por Equipe Caixa - 22/09/09 às 21:00
Foto: Arquivo Pessoal
O comércio do seu Claudir: investimento e crescimento
O empreendedor Claudir Mendes da Silva nunca teve dúvidas sobre a qualidade do seu produto. “É o melhor lanche do bairro São José”, garantia ele, sem medo de incorrer em falsa modéstia quando falava dos sanduíches e pizzas da sua lancheria em Passo Fundo, cidade no norte do Rio Grande do Sul. O pequeno estabelecimento já não estava dando conta do aumento da clientela, e ele sabia que tinha potencial para crescer. O problema era capital para fazer uma reforma de ampliação.
Em 2003, quando procurou a agência da Caixa Econômica Federal em busca de uma solução, saiu de lá decepcionado. Afinal, o gerente de relacionamento Airton Schneider estava em sua primeira semana naquele posto, tinha uma longa fila de clientes à sua espera e precisava atender a todos rapidamente. Não era o tipo de atenção que seu Claudir desejava. “Eu passo lá à tardinha para experimentar seu lanche e conhecer sua lancheria”, prometeu Airton. “Aí vamos poder conversar com calma sobre seus planos de crescimento.” Seu Claudir foi embora triste, achando que a frase era apenas uma desculpa elegante. Tinha certeza de que um gerente de banco não iria trocar sua vida pessoal para visitar um desconhecido depois do expediente. Mas foi o que aconteceu.

Surpresa
Seu Claudir não conseguiu disfarçar a surpresa quando viu o gerente da Caixa em seu realmente humilde estabelecimento, instalado numa casa antiga de madeira, velha e maltratada, com algumas paredes feitas de plástico, outras de madeira já carcomida. Em 50 metros quadrados de área total, o imóvel era ainda residência da família. A lancheria ficava ao lado de um terreno baldio, que à tarde era usado pelos meninos da vizinhança como campinho de futebol e à noite, como salão da lancheria do Seu Claudir.
“Logo a surpresa se tornou euforia”, relembra Schneider. Seu Claudir chamou para apresentar as funcionárias, a mulher e os filhos. “À convite fui ficando até à noite, pois haveria logo mais um jogo do Campeonato Brasileiro, e daí eu teria melhor noção do movimento da lancheria e do seu faturamento”, explica Airton. Segundo ele, de fato, a lancheria lotou para comer e acompanhar a partida num televisor de 29 polegadas. “Fiquei impressionado com a quantidade de clientes atendidos naquela noite: muitos lanches, muita bebida e o melhor: tudo à vista”, observou o gerente. Ele lembra ainda que foram feitas muitas entregas de lanches em domicílio e nas empresas conveniadas, já que, embora pequena, a lancheria dispunha de serviço de tele-entrega. Segundo Seu Claudir, as vendas chegavam a R$7 mil mensais.
“Na mesma noite decidi que eles mereciam o apoio da Caixa”, resume Airton que ofereceu um empréstimo de R$ 10 mil ao empreendedor. E a partir desse momento o aluguel de Seu Claudir foi substituído pelo imóvel comprado de seu vizinho. A aquisição gerou mais clientela e a possibilidade de solicitar mais quatro empréstimos. O último, lembra Seu Claudir, foi em meados de 2005, no valor de R$ 20 mil.
O resto é história de final feliz. Por meio de diversos produtos da Caixa, como o Construcard, Seu Claudir tem um belo e amplo restaurante, um depósito para matérias-primas e dois apartamentos que juntos somam aproximadamente 500 metros quadrados, além de uma média de faturamento mensal que chega a R$ 30 mil, além da a auto-realização como empreendedor: a de fazer o melhor lanche e a melhor pizza de Passo Fundo. E pensa que Seu Claudir está satisfeito? “Agora estou pensando como ‘gente grande’, já estou fazendo planejamentos para meu próximo empréstimo”.
Tags: CAIXA, case, comércio, crédito
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postado por Equipe Caixa - 29/03/10 às 16:55
Foto: Arquivo Pessoal
A empresa de Esdras: começo na garagem
A Microsoft, do segundo homem mais rico do mundo, Bill Gates, começou em uma garagem. Poderia nunca ter saído de lá se não acreditasse no seu potencial empreendedor. Foi assim também que o paulista Esdras Nakamura Marques de Oliveira deu forma ao seu sonho de empreendedor. Em 1996, ele resolveu transformar a garagem da sua casa, no município de Bauru, interior de São Paulo, em uma pequena empresa de impressão. No início, eram só cartões de visita feitos de forma artesanal, com apenas uma impressora. O passar do tempo, uma vasta rede de relacionamentos do empreendedor e a ajuda dos filhos, Esdras e Giselly, fizeram o número de clientes e a demanda por novos produtos crescerem além do imaginado.
Com apenas 2 anos de vida, a Sombra Comércio de  Adesivos Ltda. já fazia vários outros produtos de sinalização e comunicação visual, como outdoors, cartazes e placas pintadas com impressora a jato d’água. Hoje, a empresa ocupa um imóvel próprio de 360 metros quadrados e, se depender da vontade do empreendedor, não vai parar por aí.

De cartões a aviões
“A garagem ficou pequena e a empresa passou a tomar metade da casa”, contou Esdras ao Empreendedores. Na parte da frente era feito o atendimento aos clientes, e o que sobrava era ocupado pela família. Mas aí a casa também ficou pequena. Foi quando Esdras comprou o imóvel na rua Gentil Moreira, 670, onde a Sombra Adesivos opera desde 2002, graças a um financiamento da Caixa, que deu o empurrão de que a família precisava para alavancar definitivamente o negócio. Com isso, ele conseguiu adquirir equipamentos mais avançados que inseriram a empresa em novos e promissores mercados. A primeira máquina foi uma plotter de impressão solvente, uma impressora de formato gigante que pode fazer outdoors, lonas e placas com tecnologia digital.
Além do financiamento para a compra dos equipamentos, a Sombra também obteve empréstimo da Caixa para capital de giro, destinado à manutenção das máquinas. Com novo financiamento, a empresa comprou um “Router CNC”, capaz de cortar e modelar acrílico, madeira, lona e outros materiais com tecnolgia 3D, para a fabricação de placas e sinais. “A partir daí, as atividades só se ampliaram”, relembra Esdras.
A parceria com a Caixa triplicou o faturamento da empresa, que hoje é especialista e pioneira na região em sinalização de frotas. “Já sinalizamos até helicóptero e avião”, conta o empresário. Agora, a ideia é expandir ainda mais, e entrar no competitivo mercado de materiais para a construção civil. “Já estamos fazendo uma pesquisa para um novo financiamento com a Caixa para adquirir os equipamentos necessários”. Bill Gates que se cuide.
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Sebrae oferece curso de vendas on-line e grátis

Debora Carrari Estão abertas as inscrições para o curso on-line gratuito do Sebrae, “Como vender mais e melhor”. O curso é voltado para micro e pequenos empresários que querem aumentar suas vendas, e o objetivo é oferecer aos participantes ferramentas para construir um modelo de gestão de vendas a partir do planejamento e ação comercial da empresa.
No conteúdo serão abordados temas como “entendendo e conquistando mais clientes”, “acompanhando de perto as vendas”, e “escutando o mercado”. O curso é gratuito e o interessado precisa ter acesso à Internet e acessar o site http://www.ead.sebrae.com.br para fazer a matrícula.
Você receberá um e-mail confirmando a matrícula e será informado da data do início do curso. Também é preciso se cadastrar no site do Sebrae, acessando o ícone ’Cadastre-se’ e seguindo as instruções, mas para quem já é cadastrado basta entrar com o login e senha.
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Meu nome é Ebes Almeida.Trabalho desde 1987 no ramo automotivo . Tenho uma equipe de vendas capacitada e comprometida com resultados.
Atualmente representamos a RUFATO DISTRIBUIDORA IMPORTADORA desde 2013, uma empresa séria ao qual vestimos a camisa literalmente.
Contate-nos que teremos imenso prazer em atendê-lo!!!

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